Educação

Programa Segundo Tempo no Campus Arapiraca abre novas vagas

Inscrições devem ser feitas por e-mail até 30 de abril

Por Assessoria 28/04/2022 06h06
Programa Segundo Tempo no Campus Arapiraca abre novas vagas
Aula de natação do PST - Foto: Assessoria

Estudantes do Campus Arapiraca da Ufal podem se inscrever, até o dia 30 de abril, nas atividades esportivas promovidas pelo Programa Segundo Tempo (PST) Universitário. São 220 vagas distribuídas nas modalidades natação, jiu-jitsu, futsal e handebol. A inscrição deve ser feita pelo e-mail [email protected] e só podem participar alunos regularmente matriculados no semestre letivo atual.

O PST Universitário é uma vertente do Programa Segundo Tempo, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério da Cidadania, e atende estudantes de instituições públicas de ensino superior. No Campus Arapiraca, o programa é uma iniciativa da Pró-reitora Estudantil (Proest), em parceria com a coordenação do curso de licenciatura em Educação Física.

O objetivo do Programa é proporcionar a prática de atividades físicas e esportivas orientadas por docentes e discentes do curso. Ele está vinculado às ações preconizadas pelo PST nas áreas da saúde e esporte e compõe o processo de formação acadêmica do aluno, articulado com o ensino, a pesquisa e a extensão.

“Para natação não temos mais vagas e já estamos com cadastro de reserva, mas há ainda oportunidades para as outras modalidades”, informou a professora e coordenadora do PST Universitário, Vanina Assis. Os selecionados iniciam as atividades ainda neste mês de abril e receberão mensagem eletrônica informando sobre sua participação.

As ações do PST Universitário foram retomadas no início deste mês. De dezembro de 2021 a março de 2022, parte do período de suspensão das aulas presencias, a equipe realizou orientações de forma remota. “O programa atuou na prescrição de exercícios físicos voltados para a aquisição de competências físicas específicas para as modalidades ofertadas, além de atividades que tiveram o intuito de desenvolver competências técnicas e táticas específicas”, relatou a coordenadora.

Veja o edital AQUI 


Sobre o PST


O PST busca democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e estudantes universitários, prioritariamente, daqueles que se encontram em áreas de vulnerabilidade social.

No Campus Arapiraca, participam das ações do programa professores do curso de licenciatura em Educação Física, estudantes dos cursos de graduação da Ufal e alunos das escolas municipais locais.

“O PST se organiza em núcleos. O curso de licenciatura em Educação Física do Campus Arapiraca coordena o PST Padrão, que atende crianças e jovens em idade escolar na faixa etária de 10 anos, com atividades no próprio campus, e alunos de 12 a 15 anos com atendimento no Caeti [Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral de Arapiraca]; além do PST Universitário que atende, prioritariamente, os acadêmicos dos cursos de graduação da Ufal Arapiraca”, informou Vanina.

Atualmente, o PST Padrão, coordenado pelos docentes Bruno Giudicelli e Arnaldo Tenório, atende cerca de 200 alunos. Já o PST Universitário, sob coordenação da professora Vanina Assis, está selecionando novos participantes. Todos os núcleos já retomaram as atividades presenciais.

“Para os estudantes dos cursos de graduação do Campus Arapiraca, a participação no PST Universitário é via edital. Já os escolares são selecionados pelas escolas parceiras do programa”, esclareceu Vanina.