Emater realiza oficinas de orientação de plantio aos agricultores familiares
Beneficiários do programa Planta Alagoas serão instruídos sobre os sistemas de produção de feijão e milho
Por meio de palestras e oficinas, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) começou a realizar orientações de plantio aos agricultores familiares beneficiários do programa Planta Alagoas, nessa terça-feira (03).
As ações vão acontecer até o dia 17 de maio, que é o período de plantio das culturas, em 35 municípios, distribuídos por todas as seis regionais da Emater. O intuito é instruir os produtores sobre os sistemas de produção de feijão e milho.
A Emater mobilizou 45 extensionistas, entre engenheiros agrônomos, técnicos em agropecuária e outros, para capacitarem cerca de 1.400 lideranças de agricultores familiares representantes dos cadastrados no Planta Alagoas, para que sejam potenciais multiplicadores dos conteúdos repassados durante o circuito de palestras.
Serão discutidos temas como o preparo e fertilidade do solo; espaçamento entre plantas; adubação; controle de ervas concorrentes; pragas e doenças; momento adequado para realização da colheita; cuidados com armazenamento e destinação da produção (mercado ou consumo familiar).
“Depois que encerrarmos as ações, vamos selecionar as áreas para servirem de experiências referências de manejo, onde serão implementadas as informações que teoricamente foram dadas nas palestras. Esta é a forma como a Emater segue como o serviço público de implementação aos processos de inclusão produtiva de interesse ao desenvolvimento sustentável em Alagoas”, pontuou o presidente interino, Moisés Leandro.
Na terça, o evento ocorreu em Ouro Branco, no galpão ao lado da Secretaria Municipal de Agricultura; e em Santana do Ipanema, na Comunidade Camoxinga. Nesta semana ainda acontecerão palestras na quarta (04), quinta (05) e sexta-feira (06).
Nesta quarta foi em três municípios: Senador Rui Palmeira, na Comunidade Barriguda; Feira Grande, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais; e em Água Branca, no Povoado Tinguí.
Planta Alagoas
A segunda edição do Planta Alagoas foi lançada em março deste ano pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), que é responsável pela organização, doação e logística do programa, deixando a cargo da Emater a distribuição das sementes nos municípios.
Últimas notícias
CESMAC do Sertão consolida protagonismo regional com curso de Enfermagem pioneiro no interior de Alagoas
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
