Saúde

Donos de cães e gatos de Penedo devem se cadastrar nesta quarta-feira (11) para o Castra Pet

O cadastramento das famílias será realizado nesta quarta-feira (11) e a castração na quarta-feira (25) deste mês de maio

Por 7Segundos 10/05/2022 10h10
Donos de cães e gatos de Penedo devem se cadastrar nesta quarta-feira (11) para o Castra Pet
Famílias de baixa renda poderão castrar seus pets no dia 25 deste mês em Penedo - Foto: Reprodução: Felipe Cavalcante / Prefeitura de Penedo

Moradores de baixa renda do município de Penedo, no Baixo São Francisco de Alagoas, terão a oportunidade de castrar cães e gatos através do programa Castra Pet, da Prefeitura de Penedo, mas devem se cadastrar nesta quarta-feira (11) pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS).

O cadastramento terá início a partir das 9 horas da manhã no Centro de Saúde III, o antigo SESP.

A castração é gratuita e acontece no próximo dia 24 para as famílias de baixa renda. Serão castrados pets fêmea e macho, mas somente um animal por família.

No ato da inscrição é preciso levar os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, número do NIS e comprovante de renda, se dispor deste documento.

Após essa primeira etapa do Castra Pet, uma equipa da SEMS vai até casa do proprietário para examinar o animal para a realização do procedimento cirúrgico, identificando eventuais casos de calazar em cães.

O Castra Pet é oferecido de forma gratuita pela prefeitura para evitar a reprodução indesejada de gatos e cachorros na cidade, o que reduz problemas de saúde pública.

Em uma clínica particular, o custo da esterilização é alto para famílias de baixa renda, variando de trezentos a mil reais, conforme tipo de anestesia necessária para a cirurgia que avalia peso e tamanho do animal, além do quadro geral de saúde.