Prefeitura alerta para importância da investigação laboratorial dos casos suspeitos de dengue
A investigação laboratorial é uma ferramenta muito importante para a identificação dos sorotipos virais que circulam em cada município

A Secretaria Municipal de Saúde fez um alerta sobre a importância da investigação e conclusão laboratorial das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, em especial a Dengue, Zika e Chikungunya.
O diagnóstico desses agravos são ofertados de forma gratuita pelo Laboratório Municipal, desde que haja o encaminhamento fornecido pelo médico das Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca apartir do 8° dia de sintomas.
A investigação laboratorial é uma ferramenta muito importante para a identificação dos sorotipos virais que circulam em cada município, o que ajuda no combate e prevenção.
De acordo com o coordenador Municipal de Arboviroes, Júnior Saad, muitos pacientes que apresentam a sintomatologia ignoram o exame sorológico, o que prejudica os indicadores de Arapiraca.
“Muitas pessoas procuram o médico na Unidade Básica de Saúde, que as encaminham para realizar a testagem no Laboratório Municipal, mas muitos desses pacientes melhoram dos sintomas e não realizam o exame”, informou.
O vírus da dengue pode ser classificado em quatro sorotipos, a depender de sua gravidade, sendo conhecidos como: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. A detecção precoce do sorotipo circulante é relevante para o sistema de vigilância da dengue, além de ser um norte para a gestão no sentido de desencadear ações das vigilâncias ambiental e epidemiológica.
Além disso, sintomas como os da dengue se confundem com os de outras doenças e, na maioria dos casos, apenas a investigação laboratorial pode diferenciar as causas.
Últimas notícias
Homem é esfaqueado em rua do bairro Bom Sucesso, em Arapiraca

Prefeita Tia Júlia prestigia posse do secretário de Estado Júlio Cezar
MVV aumenta área de reserva preservada de caatinga para 770 campos de futebol
Operação em sucatas recupera quase 600kg de cabos de uso exclusivo da Equatorial em Arapiraca e Maceió
MST mantém ocupação de fazenda no Agreste de Alagoas

Casal de brasileiros posta vídeo sobre transtornos causados por apagão na Espanha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
