Arapiraca

Após denúncia, idoso é resgatado de ambiente insalubre em que era mantido pela família em Arapiraca

A vítima era mantida no quintal e dormia em um sofá sujo e molhado, junto com galinhas e um cachorro

Por 7Segundos 13/05/2022 15h03
Após denúncia, idoso é resgatado de ambiente insalubre em que era mantido pela família em Arapiraca
Idoso é resgatado de ambiente insalubre em Arapiraca - Foto: Reprodução

Um idoso de 68 anos, que não teve a identidade revelada, foi resgatado após uma denúncia formalizada por uma Unidade Básica de Saúde de Arapiraca. Ele vivia em situação insalubre e apresentava sinais de maus-tratos e negligência.

O resgate foi realizado através do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (Napi) da Casa de Direitos de Arapiraca, que é vinculado à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). Segundo o órgão, a família do idoso seria a responsável pela situação em que ele foi encontrado.

De acordo com a coordenadora da Casa de Direitos de Arapiraca, Priscila Araújo, as técnicas do Núcleo fizeram uma visita na casa após a denúncia de abandono e no local foi constatado que o idoso se encontrava alojado no quintal do imóvel.

"Ele foi encontrado deitado sem roupas em um sofá molhado. Além disso, o espaço era coberto por telhas de amianto e compartilhado com galinhas e um cachorro, completamente inadequado para um idoso", informou Priscila Araújo.

Ainda de acordo com a coordenadora, o idoso é diabético e não há controle da doença sendo necessário inclusive a amputação de um dos membros inferiores.

Durante a abordagem, o idoso pedia para que ele fosse retirado de lá e levado a um abrigo.

E assim foi feito. A equipe do núcleo encaminhou o idoso a uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), onde ele receberá assistência com profissionais.