Sistemática da Sefaz Alagoas agiliza recebimento de compras on-line pelo consumidor final
Órgão se reuniu com transportadoras para apresentar a novidade; encontro aconteceu nesta sexta-feira (13), em Arapiraca

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) desenvolveu nova sistemática para fiscalização de trânsito no posto de fronteira. Agora, o tempo de espera do caminhão da transportadora credenciada na Sefaz que passará no posto fiscal será quase nenhum. É que, enquanto o caminhão estiver se deslocando para o depósito da transportadora, a documentação estará sendo analisada e pode ser liberada antes da chegada da carga no depósito. Isso trará agilidade na entrega dos produtos ao consumidor final.
A novidade foi apresentada pelo superintendente de Fiscalização, Luiz Augusto, para os representantes das transportadoras que possuem fiel depositário. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (13), na 2ª Chefia de Administração Fazendária, situada em Arapiraca. A iniciativa já está operando naquelas que possuem também o Regime Especial para transferência do visto fiscal à Central de Transportadoras em Maceió.
O superintendente conta que tem cerca de 30 transportadoras operando nessa sistemática há quase um ano e acredita que todas tiveram expressivos ganhos de logística e de tempo. Ele explica ainda que o caminhão da credenciada apresenta o Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e) transportados e o atendente do posto faz a leitura das chaves por código de barras, enviando os dados para a Central de Transportadoras, que é quem fará toda a análise.
"Imediatamente, o MDF-e será carimbado e o caminhão será liberado para seguir viagem. Na Central de Transportadoras, o MDF-e entrará na fila para ser analisado pelos auditores fiscais. Quando chegar a vez, a documentação é analisada e a passagem é registrada, enviando um e-mail para o fornecido pela transportadora, constando o relatório de TAs [Termos de Apreensão] lavrados ou com o relatório de liberação sem TAs lavrados. A partir daí, pode fazer as entregas das cargas liberadas e manter as que têm TAs lavrados até a regularização", esclarece.
.jpg)
Érica Balbino, responsável por uma transportadora, estava presente na reunião e ressaltou a facilidade na operação e sua importância para os contribuintes e, principalmente, para os consumidores que receberão suas compras com maior rapidez. "Assim, não ficamos com nosso caminhão parado no posto fiscal, vai agilizar bastante a logística das entregas", afirmou.
Saiba como aderir
Para aderir à iniciativa fazendária, será necessário abrir um processo na Sefaz-AL pela atendente virtual "Nise" no site (www.sefaz.al.gov.br) ou Telegram (@nise_sefaz_al_bot), requisitando o Regime Especial de Transferência de Visto Fiscal para a Central de Transportadoras.
Após aberto o processo, será realizada uma diligência nas dependências da transportadora e a situação das cargas às quais foram atribuídos "fiel depositário", que deverão estar de acordo com a obrigação de manter a mercadoria pendente até a liberação.
Frisa-se que toda verificação de conformidade já está sendo realizada independentemente do pedido nas transportadoras com Regime de Fiel Depositário e algumas transportadoras já devem ter recebido a equipe da Sefaz-AL para fazer esta averiguação.
Últimas notícias

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas

Secretaria de Saúde de Palmeira inicia Mutirão de Cirurgias em maio
![[Vídeo] Centro de Arapiraca vive movimento tranquilo na tarde desta quinta-feira (17), véspera de feriadão](https://img.7segundos.com.br/5nfHl_ZKMJti_LrFSXq8MpqctOU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/centro.jpeg)
[Vídeo] Centro de Arapiraca vive movimento tranquilo na tarde desta quinta-feira (17), véspera de feriadão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
