Saúde

[Vídeo] Banco de Leite de Arapiraca está em busca de doadoras para recompor estoque

Dia 19 de maio marca a doação nacional e mundial do leite humano para salvar vidas de bebês prematuros, como os que estão na UTI do Hospital Regional de Arapiraca

Por 7Segundos 14/05/2022 16h04 - Atualizado em 17/05/2022 10h10
[Vídeo] Banco de Leite de Arapiraca está em busca de doadoras para recompor estoque
Banco de Leite de Arapiraca fortalece campanha de doação do leite humano durante o mês de maio - Foto: Fábio Lopes / 7 Segundos

O leite humano é o alimento mais rico para os bebês, principalmente para os que nascem prematuros. Para salvar vidas que estão na UTI do Hospital Regional de Arapiraca, o Banco de Leite destina toda a produção do leite doado para o hospital e neste mês de maio fortalece as ações educativas das campanhas de doação de leite humano, que é comemorada no dia 19 deste mês no Brasil e no mundo.

A equipe do Portal 7 Segundos foi até o Banco de Leite de Arapiraca para conhecer o processo rigoroso de qualidade pelo qual o produto passa até ser entregue para alimentar bebês prematuros.

De acordo com a gerente do Banco de Leite, Epoliana Garrote, Alagoas tem cinco bancos. Dois deles na capital, em Maceió, e três no interior nos municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos. Em Arapiraca são cerca de 30 doadoras, inclusive mulheres da zona rural do município.

“Durante as campanhas educativas, além do leite que é vida nós recebemos doações de frascos de vidros com tampa de plástico para armazenar e transportar o leite humano. Nossas portas estão abertas para recebermos as mulheres que pretendem doar o seu leite”, disse Epoliana Garrote.


Do recebimento do leite humano à pasteurização, o líquido que salva vidas passa por todo o procedimento de controle de qualidade sob a supervisão da farmacêutica Andréa Barros. Da pasteurização à entrega do leite a responsabilidade é da enfermeira Patrícia Rolim. Mas, o Banco de Leite de Arapiraca conta com uma equipe multidisciplinar com assistência social e outros profissionais qualificados para atender as doadoras do leite humano.

Para as mulheres que puderem contribuir para manter o estoque de leite, o Banco de leite fica na Rua Padre Cícero, s/n, no Centro da cidade. Outras informações poderão ser obtivas através do número do Disk Doação e WhatsApp (82) 9.8109-9112 e pelo Instagram @bancodeleite

Assista ao vídeo para conhecer melhor o procedimento da doação à destinação do leite que salva vidas de bebês prematuros: