Procon Arapiraca autua postos de combustíveis por preço da gasolina
O Procon Arapiraca autuou postos de combustíveis por práticas abusivas no preço da gasolina. Prática que é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Com fiscalização frequente no município, o Procon Arapiraca realiza ações para coibir os preços abusivos nos combustíveis.
Em março deste ano, o órgão realizou pesquisa referente aos preços dos combustíveis, de acordo com o aumento do Governo Federal, e os técnicos de Arapiraca percebeu que existia certa disparidade entre o aumento anunciado pelo governo e o que foi aplicado nos postos do município, no Agreste de Alagoas.
Aumento antes da compra
Após as fiscalizações, o Procon lavrou diversos autos de constatação, solicitando aos postos pesquisados que apresentassem as 3 últimas notas ficais de compra junto às distribuidoras referente à gasolina, álcool e diesel.
Com a análise das notas apresentadas, foi verificado que os postos elevaram os preços antes mesmo de comprarem os combustíveis com o aumento do governo federal.
Em razão disso, foram lavrados autos de infração em desfavor dos estabelecimentos pela falta de justificativa no aumento dos preços, baseando-se nos incisos V e X do art. 39 do Código de Defesa do Consumidor.
A operação teve como resultado a aplicação de multa administrativa que girou em torno de R$ 17 mil reais para cada estabelecimento, onde foi constatado a abusividade. Após denúncia da população, dez estabelecimentos foram fiscalizados pelo Procon na cidade.
Últimas notícias
Torcedor do Sport é preso no Recife após agredir policial durante jogo contra o CRB
Suspeito de roubar celular é detido com simulacro de revólver em Maceió
Homem é condenado a mais de oito anos de prisão por morte de pescador em Maceió
Confiança visual decide antes do clique: Como o design guia as escolhas digitais no futebol
Hemoal realiza coletas externas de sangue em Maceió e Teotônio Vilela nesta terça (22)
Maceió anuncia quase R$ 7 milhões para cultura por meio da Lei Aldir Blanc
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
