Saúde

Arapiraca será a primeira cidade do país a ter 100% de cobertura do Programa Saúde da Família

Os dados do remapeamento são relativos a cidades de médio porte e que tenham mais de 50 mil habitantes

Por 7Segundos 24/05/2022 11h11
Arapiraca será a primeira cidade do país a ter 100% de cobertura do Programa Saúde da Família
Prefeitura de Arapiraca está remapeando todo o território da cidade para ter 100% de cobertura do Programa Saúde da Família - Foto: Ascom / PMA

A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Arapiraca está remapeando toda a cidade com o objetivo de cobrir 100% o território das zonas urbana e rural, por meio do Programa Saúde da Família (PSF).

A orientação do prefeito Luciano Barbosa foi a de que o remapeamento inclua todas as áreas que atualmente estão descobertas, como novos conjuntos habitacionais e bairros que expandiram seu território nos últimos anos.

De acordo com a secretária de Saúde, Luciana Fonseca, a gestão tem trabalhado para garantir o acesso de cada arapiraquense aos serviços de saúde pública.

“É uma preocupação do prefeito Luciano Barbosa que toda a população tenha acesso a serviços de qualidade em saúde pública, fazendo com que o Sistema Único de Saúde seja verdadeiramente universal para todos”, afirmou Luciana Fonseca.

Arapiraca já é destaque em nível do Nordeste, pois é uma das poucas cidades com maior cobertura do PSF. Atualmente, o território municipal tem 99,7% de sua área com alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Com o remapeamento, Arapiraca se tornará a primeira cidade de médio porte – com mais de 50 mil habitantes – a contar com 100% de cobertura. A equipe do Apoio Institucional em Saúde, em parceria com os enfermeiros e gerentes de cada Unidade Básica de Saúde estão atuando há mais de um ano nesse projeto.

“Estamos nos reunindo diariamente com as equipes para alinhar os novos fluxos e orientar como o remapeamento deve ser feito. Muito em breve, todo arapiraquense terá uma UBS de referência, independentemente de onde ele more”, concluiu a secretária Luciana Fonseca.