Arapiraca

Arapiraca reconstrói escola e amplia vagas em creches na comunidade do Capim

Prefeitura também substitui iluminação pública por lâmpadas de led

Por 7Segundos com Ascom Prefeitura de Arapiraca 24/05/2022 14h02
Arapiraca reconstrói escola e amplia vagas em creches na comunidade do Capim
Luciano Barbosa visitou as instalações reformadas - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Os moradores do Povoado Capim, na área rural de Arapiraca, receberam nesta terça-feira (24) uma escola totalmente reconstruída, ampliada e modernizada para atender 299 alunos da educação infantil e 58 crianças na pré-escola em regime de tempo integral.

Com uma área de 954 metros quadrados, a Escola Municipal Jany Camelo Lima conta, agora, com nove salas de aula, incluindo três novos espaços para creche.

Além disso, a gestão do prefeito Luciano Barbosa construiu um fraldário, pátio coberto com refeitório, ampliação da cozinha, nova fachada, paisagismo, entre outros investimentos na recuperação completa da estrutura física da unidade de ensino, que passa a atender crianças na creche até o 5º ano do ensino fundamental.

O prefeito Luciano Barbosa chegou ao Povoado Capim na companhia da vice-prefeita Rute Nezinho; secretária-adjunta de Educação, Eliete Barros; vereadores Márcio do Canaã, Léo Saturnino, Vicente do Remédio, Márcio Marques, Melquisedeque de Oliveira, Doutor Fábio Zé Carlinhos e Pablo Fênix.

O empresário Daniel Barbosa, a diretora da escola, professora Denise Cardoso, bem como educadores, alunos e servidores da unidade de ensino também participaram do evento.

Na abertura da solenidade, a aluna Vitória Cavalcante acompanhou o Hino Nacional e depois cantou o Hino de Arapiraca com todo o público.

Confiança

Em seguida, a diretora da Escola Municipal Jany Camelo Lima, professora Denise Cardoso, agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa e às equipes das secretarias de Educação e Infraestrutura pela reforma e modernização da unidade de ensino. “A educação muda vidas e vocês são muito especiais”, destacou ela, agradecendo também aos pais e mães da comunidade pela confiança depositada nas ações para aprendizagem de seus filhos.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Márcio do Canaã falou do espírito visionário do prefeito Luciano Barbosa. “São muitas obras importantes em todos os cantos de Arapiraca. Esse trabalho tem o nosso apoio e também do deputado estadual Ricardo Nezinho e da vice-prefeita Rute Nezinho. Em nome do amigo Remi Merêncio, quero parabenizar todos os moradores do povoado Capim pela escola que foi totalmente ampliada e modernizada”, salientou.

A vice-prefeita Rute Nezinho, por sua vez, parabenizou os pais e mães e toda comunidade pela conquista. “Que Deus continue abençoando todos vocês e o nosso prefeito para entregar mais obras importantes para a nossa gente”, frisou.

Em sua fala, o prefeito Luciano Barbosa enfatizou a necessidade dos cuidados com o patrimônio público. “Essa obra é de todos vocês, que devem cuidar e zelar dessa escola com muito carinho. Daqui a dez anos, essas crianças podem ser pessoas brilhantes a depender da educação que a gente possa dar. Quero agradecer a toda equipe da arquitetura, da educação, à Câmara de Vereadores, à vice-prefeita Rute Nezinho e ao deputado estadual Ricardo Nezinho, que tem sido um amigo e defensor de Arapiraca de todas as horas”, acrescentou.

Além da entrega da unidade de ensino totalmente revitalizada e modernizada, a comunidade do Capim também recebeu iluminação completa em LED.

No encerramento da solenidade, os alunos fizeram apresentação com a música Aquarela, recitaram o poema “Arapiraca, uma árvore”, de Genival Silva, e o ex-aluno da escola, o cantor Mimi Gomes fez apresentação com duas músicas de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, colocando todos para dançar já em ritmo de festejos juninos. Como ocorre em todas as inaugurações, uma muda de ipê-amarelo foi plantada em volta do prédio.

Mais de 50 obras

Desde o início da gestão, em janeiro do ano passado, o prefeito Luciano Barbosa já executa 54 obras em todo o município, sendo 33 obras no setor educacional, com a construção, reforma e ampliação de escolas e centros de educação infantil (creches).

Semana passada, os moradores da comunidade quilombola de Pau d’Arco receberam o prédio do Centro de Educação Infantil José Pedro Bento totalmente revitalizado e modernizado.

Como exemplo disso estão as obras de revitalização e entrega da Escola Professor Domingos Lopes, no bairro Canafístula; Escola Professor José Clebson, no bairro Senador Arnon de Mello; Escola Marieta Rodrigues, na comunidade de Baixa da Onça; Escola Fernando Collor, na comunidade de Canaã; Centro de Educação Infantil Sebastiana Bezerra Guimarães, na comunidade de Mangabeiras.

Em breve, serão entregues as escolas Ana Rita de Cássia (centro), Walter Bezerra (São Luiz), Manoel Humberto da Costa (Batingas), João Saturnino e Lourenço de Almeida, localizadas no bairro Boa Vista e na comunidade de Bálsamo, respectivamente, entre outras unidades de ensino, localizadas em outros pontos de Arapiraca.

As bibliotecas digitais de bairros, as Arapiraquinhas, também recebem investimentos da Prefeitura de Arapiraca, e duas unidades já foram revitalizadas e entregues aos moradores, a exemplo da Biblioteca Digital Maria Magdalena Filha, no bairro Canafístula, e Biblioteca Digital Professor Erasmo Soares, no bairro Primavera.