Arapiraca e cidades do Agreste têm restrição no abastecimento de água devido às chuvas
Cidades como Arapiraca e outras do Agreste poderão ter menos água nas torneiras nesta quinta-feira
As cidades da região Agreste de Alagoas estão com restrição no fornecimento de água tratada, nesta quinta-feira (26), em virtude das chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. A exemplo de Arapiraca e de outas cidades da região.
Essa situação acontece porque as chuvas carregaram muitos sedimentos para os mananciais, prejudicando, assim, a qualidade da água bruta e dificultando o processo de tratamento, que se torna mais demorado.
Em São Brás, onde fica a captação do Sistema Coletivo do Agreste, a empresa Agreste Saneamento, responsável pela operação do sistema em parceria com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), precisou restringir a captação, ou seja, captar menos água que o volume normal.
Paralelamente, as equipes das empresas estão em campo, nesta quinta-feira, à procura de um possível vazamento na adutora, o que também pode contribuir para a redução do volume de água oferecido à população.
Cidades que poderão ter água reduzida
Enquanto isso, podem apresentar redução na oferta de água tratada a parte baixa de Arapiraca e as seguintes cidades, que são atendidas pelo mesmo sistema: São Brás, Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Coité do Nóia.
Pela mesma razão, ou seja, aumento da turbidez e piora na qualidade da água bruta do Rio São Francisco, a Casal restringiu as captações em Traipu e em Piaçabuçu, ambos atendidos por sistemas individuais de abastecimento.
Em Junqueiro, onde fica o manancial que atende ao Sistema Coletivo Junqueiro-São Sebastião, os técnicos da Companhia também verificaram aumento da turbidez da água bruta e, por isso, o sistema opera com redução de vazão. Assim, as duas cidades podem apresentar deficiência no abastecimento nesta quinta-feira (26).
A Casal e a Agreste Saneamento seguem monitorando a qualidade da água bruta do Rio São Francisco para que, tão logo seja possível, a vazão volte ao volume normal e, assim, haja a regularização do fornecimento do líquido tratado à população.
Para outras informações, a Companhia disponibiliza aos moradores o Call Center 0800 082 0195, que atende todos os dias, das 7h às 20h. A ligação é gratuita e pode ser feita por celular. O mesmo número também está disponível para mensagens pelo aplicativo WhatsApp, no qual o cliente pode solicitar diversos serviços.
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Cibele Moura propõe capacitação em primeiros socorros para guias de turismo em Alagoas
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
