Cidadania

Prefeitura de Coruripe intensifica atendimentos de Saúde às vítimas das chuvas

Técnicos da Prefeitura e Bombeiros Civis estão indo até as comunidades levar assistência e apoio necessário

Por 7 Segundos 29/05/2022 14h02 - Atualizado em 29/05/2022 15h03
Prefeitura de Coruripe intensifica atendimentos de Saúde às vítimas das chuvas
Prefeitura de Coruripe disponibiliza equipe multiprofissional para atender a população atingida pelas fortes chuvas - Foto: Ascom / PMC

Com as fortes chuvas que caíram em Alagoas, vários municípios entraram em estado de calamidade pública. Em Coruripe, uma série de ações, que fazem parte do Plano de Contingência para Desastres Ambientais, estão sendo executadas para minimizar os impactos causados às famílias afetadas, em diferentes localidades.

O plano foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e conta com várias frentes, com atuação dos profissionais de Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária, Melhor em Casa, endemias, psicólogos e assistentes sociais.

Uma primeira linha, composta por enfermeiros e equipes de saúde de endemias, teve como objetivo identificar as pessoas que estão nos abrigos. A partir da identificação, os profissionais da Saúde verificam se os desabrigados e desalojados possuem algum tipo de doença crônica, hipertensão, diabetes, se há mulheres gestantes, entre outras situações.

“Com o diagnóstico, as equipes estão desenvolvendo as ações como verificar se as vacinas estão em dia, verificar se há vacinas ou medicamentos preventivos, atendimentos médicos e psicológicos nos abrigos, além da busca ativa nas regiões mais atingidas”, explicou o prefeito Marcelo Beltrão.

Além de verificar a situação vacinal, as equipes estão aplicando os imunizantes em caso de necessidade, conforme explicou Danielly Cunegundes, coordenadora de vacinação. “Reforçamos a imunização da influenza nas crianças, idosos, gestantes, puérperas, como também fizemos a avaliação das cadernetas e aplicamos as vacinas de tétano, hepatite, rotavírus, entre outras caso necessário”.

Para as ações de médio e longo prazo, a Prefeitura tem promovido capacitações, voltadas para enfermeiros e diretores, com o objetivo de preparar os profissionais para combater as doenças provenientes das chuvas. “Essas doenças irão começar a aparecer, provavelmente, já na próxima semana, e nossas equipes já estão preparadas para atender a população”, explicou o secretário de Saúde, Pedro Madeiro.

A partir desta segunda-feira (30), todas as unidades básicas estarão em alerta e preparadas para atender os pacientes que apresentem sintomas como diarreia, febre, entre outros, bem como a UPA.

Saúde animal

A Prefeitura de Coruripe também está com um olhar humanizado voltado para os animais domésticos das pessoas que ficaram desabrigadas. Nos abrigos e nas residências de pessoas também afetadas pelas chuvas, foi feita a aplicação de vacinas antirrábicas, controle e prevenção de ectoparasitas em cães e gatos, além da distribuição de ração.

A Prefeitura está promovendo também, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, uma campanha de recolhimento de ração para alimentar os animais das famílias afetadas. A doação pode ser feita de segunda a sexta-feira em horário comercial, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Rua da Alegria, nº. 399.

Caso quem queira doar e não tenha condições de levar, pode ligar para os números (82) 3273-1693 ou (82) 9 9363-0783, que uma equipe irá recolher a ração na residência do doador.