Geral

Com orientação da Defesa Civil Nacional, Prefeitura de Penedo atualiza dados de problemas causados pelas chuvas

Com o apoio da Defesa Civil Nacional, a Prefeitura de Penedo atualizou os dados de prejuízos e das vítimas das chuvas

Por 7 Segundos 29/05/2022 18h06
Com orientação da Defesa Civil Nacional, Prefeitura de Penedo atualiza dados de problemas causados pelas chuvas
Defesa Civil Nacional deu apoio a dados atualizados das chuvas em Penedo - Foto: Assessoria / PMP

Um dos objetivos da visita técnica de representantes da Defesa Civil Nacional em Penedo foi orientar sobre a elaboração dos relatórios enviados aos governos estadual e federal.

Com base na metodologia informada para representantes da Prefeitura de Penedo durante reunião que concluiu a agenda de trabalho da Defesa Civil Nacional sobre os prejuízos causados pelas chuvas e a assistência prestada às vítimas.

Um dos pontos mais relevantes é a inclusão do número de afetados, ou seja, pessoas residentes em Penedo que foram ou estão sendo prejudicadas pela calamidade, cálculo feito com base em dados do SUAS para dimensionar quantas pessoas estão afetadas.

Isso engloba diversas situações, como povoados que ficaram sem acesso, comunidades ilhadas, áreas com vias danificadas, pessoas com imóveis prejudicados, estudantes sem aulas, dentre outras situações.

É importante ressaltar que o número de desabrigados aumentou por conta da identificação de imóveis com risco de desabamento, trabalho que tem o acompanhamento de pessoal técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura e de assistentes sociais.

Além desse aspecto, outra informação relevante diz respeito ao volume de chuvas em Penedo entre terça, 24, e quarta-feira, 25, acima dos 260 mm informados anteriormente.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), a precipitação acumulada entre esses dois dias alcançou a máxima de 300 mm.

Abaixo os dados atualizados neste domingo, 29 de maio:

Desabrigados

Total: 630 pessoas
Homens: 278 pessoas
Mulheres: 352 pessoas
Crianças: 188
Idosos: 128

Desalojados

Total: 6.872 pessoas
Homens:3.304 pessoas
Mulheres:3.568 pessoas
Crianças: 2.526
Idosos: 1.872

Afetados

Total: 42.550 pessoas
Homens: 20.577 pessoas
Mulheres:22.127 pessoas
Crianças:9.192
Idosos:6.118