Coronel Ênio Bolivar afirma que concurso para Guarda Municipal é prioridade em sua gestão
Secretário tomou posse na tarde desta segunda-feira (30) na sede do Centro Administrativo do município
Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (30) na Sala de Reuniões do Centro Administrativo Antônio Rocha, no Bairro Santa Edwiges, o prefeito Luciano Barbosa empossou o coronel Ênio Bolivar como Secretário Municipal da Ordem Pública. O secretário assume a pasta com experiência de ter comandado o 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Arapiraca.
Estiveram presentes à cerimônia, secretários municipais, vereadores e o Comandante do 3º BPM de Arapiraca, coronel Luciano Felizardo.
Após a solenidade, o novo Secretário da Ordem Pública de Arapiraca, coronel Ênio Bolivar, falou ao Portal7Segundos que o concurso para a Guarda Municipal de Arapiraca é uma das prioridades de sua gestão.
Segundo o Secretário Ênio Bolivar, o edital para a realização do certame já vai começar a ser trabalhado e organizado de maneira urgente. O objetivo , segundo o secretário, é realizar o concurso ainda este ano, e a formação dos aprovados para 2023.
“Vamos trabalhar em cima de edital, em cima de formação, para ver se é possível esse ano fazer o concurso porque já existe um contingente aprovado em lei inicialmente de 48 guardas para serem colocados da rua”, afirmou Ênio Bolivar.
Uma outra prioridade em sua gestão será retomar o conselho municipal de segurança pública afirmou o secretário.
“O conselho municipal de segurança será importante para podermos discutir novas políticas de segurança pública com diretamente com a sociedade arapiraquense”, disse.
Ênio Bolivar também afirmou que espera trazer modernidade, tecnologia e fazer as parcerias público-privadas para que a secretaria cresça junto com a sociedade.
Dentre as ideias que o secretário na nova pasta pretende colocar em prática, está a implantação do videomonitoramento, uma realidade vista em todo o país e que ajuda e muito a segurança pública porque se consegue captar imagens por meio de um equipamento que um homem só não consegue, na maioria das vezes, ressaltou o coronel.
O Secretário da Ordem Pública de Arapiraca também falou em promover uma política de integração da pasta junto à Polícia Militar e a Polícia Civil para ajudar no trabalho de uma e de outra instituição.
“Nós vamos contribuir para tornar Arapiraca mais segura porque o crime acontece nos bairros e a gente, conseguindo monitorar isso e passar para as demais forças de segurança, vamos ajudar no trabalho deles também porque em algum momento a uma determinada localidade ou comunidade estará sendo policiado pela segurança municipal, e a gente consegue então repassar essa informação ou essa demanda para a segurança pública estadual”, finalizou.
Prefeito Lucuano Barbosa durante cerimônia de posse do Secretário Municipal de Ordem Pública, Coronel Ênio Bolivar. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
Prefeito
Sobre a criação da secretaria da Ordem Pública de Arapiraca com uma Guarda Municipal, o prefeito Luciano Barbosa afirmou que considera uma dívida com a sociedade. Ele disse que a ideia é antiga e que ele já pensava no assunto desde a sua primeira gestão como prefeito.
“Tive essa ideia já na metade de minha primeira gestão como prefeito, mas como trata-se de uma secretaria muito delicada, onde não há espaço para erros, eu quis primeiro ver como os outros municípios estavam fazendo, para tirar proveito dessas experiências, corrigir as falhas, para depois, maturar a ideia para poder criar a guarda municipal, e acho que chegou o momento de fazer isso, mas do jeito certo, e ainda com uma pessoa que que tenha passado em secretarias dessa área como é o caso do Coronel Bolivar, que participou em Maceió ”, afirmou o prefeito.
Luciano Barbosa disse que o objetivo é colaborar com as forças de segurança já existentes, trabalhando de forma mais próxima do cidadão como uma polícia de proximidade, para ajudar a melhorar ainda mais a sensação de segurança das pessoas, contribuindo assim, para o desenvolvimento do município.
“Ter um município onde as pessoas se sentem seguras ajuda no desenvolvimento desse município, as pessoas se sentem melhor, podem trafegar, transitar e andar com maior tranquilidade”, ressaltou.
3º BPM
Para o Comandante do 3º BPM de Arapiraca, coronel Luciano Felizardo, a criação da nova pasta é um sinal de que houve um entendimento de que é necessário haver uma integração das forças e dos órgãos de segurança pública, cada um em sua esfera de atuação, de sua competência, uma ajudando o outro, complementando o outro e até suplementando também o serviço do outro.
“Já conhecemos a competência e o trabalho do coronel Ênio Bolivar, já trabalhamos juntos, fui o subcomandante dele quando ele esteve à frente do 3º BPM, aprendi muito com ele e sabemos que a chegada dele para criar a forma de atuação da polícia municipal vai ajudar e muito no combate à criminalidade e que vai ganhar é a sociedade”, falou o Comandante Luciano Felizardo, que afirmou ainda que os índices de violência em Arapiraca estão diminuindo e devem ser reduzidos ainda mais a partir da chegada da Guarda Municipal.