Arapiraca

[Vídeo] Amear lança campanha São João Solidário para ajudar músicos de Arapiraca

Após dois anos sem festas devido à pandemia e o anúncio da suspensão dos shows juninos, entidade propõe eventos de menor porte para movimentar músicos

Por 7Segundos 03/06/2022 12h12 - Atualizado em 03/06/2022 12h12
[Vídeo] Amear lança campanha São João Solidário para ajudar músicos de Arapiraca
Representantes da Amear falaram ao 7Segundos sobre a campanha São João Solidário - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Já se passaram dois anos sem festas juninas devido à pandemia do coronavírus, e agora, quando o meio artístico local e o público se preparavam para voltar a curtir os eventos tradicionais do mês de junho, muitos deles anunciados há poucos dias, as recentes chuvas que castigaram boa parte do estado de Alagoas fizeram muitos gestores municipais repensarem a possibilidade de manterem o calendário festivo junino de pé. Por conta disso, muitos prefeitos já anunciaram o cancelamento ou a suspensão das festas juninas, como é o caso de Arapiraca.

Pensando na situação dos músicos que estavam contando com o cachê das apresentações e agora, podem amargar mais um ano sem trabalho e sem ganhar dinheiro na época onde mais aparecem eventos na região, onde as agendas ficam repletas de apresentações, a Amear (Associação de Música e Entretenimento de Arapiraca) lançou a campanha São João Solidário como os Artistas da Terra, onde a ideia é incentivar a Prefeitura de Arapiraca a promover festas de São João em diferentes localidades do município para que o músico local possa ganhar seu dinheiro, movimentando também a economia informal e formal que envolve o setor de entretenimento.

Outra proposta da Amear é transformar os pontos onde os arraiás e festas comunitárias seriam realizados em pontos de arrecadação de donativos para os músicos moram em áreas de risco e acabaram perderam seus bens, inclusive instrumentos, em decorrência das fortes chuvas que caíram sobre Arapiraca e deixaram mais de cem pessoas desalojadas no município.

Em entrevista ao Portal7Segundos, o presidente da Amear, Paulinho Nunes e o vice-presidente da entidade, Josimar Alves, deram mais detalhes sobre a campanha. Assista ao vídeo: