MEC vai aplicar um novo tipo de exame para o ensino fundamental
A adesão ao exame internacional foi anunciada, nesta quinta-feira
A partir do ano que vem, estudantes do quarto e do nono ano do fundamental passam a ser avaliados em um novo exame educacional, já aplicado em outros países, o TIMSS. Traduzido do inglês, a sigla significa “Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência”.
A adesão ao exame internacional foi anunciada, nesta quinta-feira, pelo Ministério da Educação e vai medir como está o aprendizado de matemática e ciências no geral e em cada estado mais o Distrito Federal.
Presente no evento, o Ministro da Educação, Victor Godoy, destacou que o Brasil se soma a outros 60 países, que já utilizam o TIMSS para avaliar a qualidade da educação básica. Segundo ele, a adesão do Brasil é uma forma de entender, também, como o país está posicionado diante dos demais. Para Godoy o exame vai ajudar a diagnosticar as perdas na educação, provocadas pelo período da pandemia.
Além do TIMSS, o Brasil já aderiu, em 20019, ao PIRLS, Estudo Internacional de Progresso em Literacia de Leitura. Ambos são aplicados no Brasil pelo INEP. O presidente do instituto, Danilo Ribeiro, explica que os exames são uma importante ferramenta para a elaboração de políticas públicas em educação.
Os estudantes avaliados tem entre 9 e 10 anos e 13 e 14 anos. Com isso, o MEC pode avaliar a evolução dos estudantes ao longo dos anos em escolas públicas e privadas.
Últimas notícias
Homem é preso acusado de agredir companheira e desacatar agentes do Ronda no Bairro em Maceió
Condenada por golpes contra idosos e lavagem de dinheiro é presa em Igaci
Corpo de Bombeiros adquire 12 câmeras termográficas para o combate a incêndios em Alagoas
Caso Marielle: Cármen Lúcia vota e STF tem maioria para condenar irmãos Brazão
José Dirceu resiste a nome de Renan Filho para chapa de Lula
Dois secretários de Paulo Dantas deixam o governo em abril para disputar as eleições
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
