Arapiraca

[Vídeo] Ex-deputado Demuriez Leão chama atenção para a situação do sangradouro da Barragem da Bananeira

Segundo político, se providências não forem tomadas, estrada que dá acesso à comunidade pode ficar comprometida

Por 7Segundos 04/06/2022 10h10 - Atualizado em 04/06/2022 11h11
[Vídeo] Ex-deputado Demuriez Leão chama atenção para a situação do sangradouro da Barragem da Bananeira
Demuriez Leão mostra que excesso de água está erodindo barragem da Bananeira - Foto: Reprodução

Em um vídeo divulgado nas redes sociais na manhã deste sábado (04), o ex-deputado Demuriez Leão chama a atenção para a situação da barragem da Bananeira, o excesso de chuvas das últimas semanas.

O político mostra imagens do grande volume de água no sangradouro da barragem. A forte correnteza está deslocando partes do solo e da vegetação nas duas margens.

Segundo ele, se nenhuma providência for tomada, a área que está sofrendo erosão devido a força da água pode aumentar mais e chegar até a ponte, que é a principal estrada de acesso à Vila Bananeira.

Ainda em vídeo, Demuriez Leão aponta alternativa para conter a erosão até o final do período chuvoso, quando então será possível a execução de obras para reforçar o sangradouro e a estrutura da barragem.

“Jogar até umas dez carradas de pedra rachão, de um lado e do outro. Do jeito que está, [a correnteza] vai comendo [as margens] devagarinho e daqui a pouco chega na ponte”, afirma.

Os problemas estruturais da barragem da Bananeira são constantemente alvo de denúncias feitas pela ambientalista e professora aposentada Marluce Magalhães. Segundo ela, a estrutura possui outros pontos de comprometimento devido a falta de manutenção. O vídeo do ex-deputado foi reproduzido nas redes sociais da ativista.