Acidentes

Duas agências bancárias de Arapiraca são notificadas pelo Procon por demora no atendimento

Instituições estariam descumprindo lei municipal que estabecele 30 minutos como tempo máximo de espera

Por 7Segundos com Ascom Prefeitura de Arapiraca 09/06/2022 13h01 - Atualizado em 09/06/2022 13h01
Duas agências bancárias de Arapiraca  são notificadas pelo Procon por demora no atendimento
Filas na agência do Itaú, em Arapiraca - Foto: Ascom Prefeitura de Arapiraca

As agências do Banco Itaú da rua Estudante José de Oliveira Leite, e da Caixa Econômica, da Avenida Rio Branco, foram notificadas pelo Procon de Arapiraca por infração à lei municipal que estabelece tempo máximo de espera para atendimento, além de não oferecerem condições estruturais aos clientes que aguardam nas filas.

A notificação atende a uma demanda popular e foi verificada in loco por agentes do Procon. Com a notificação, as instituições financeiras têm prazo de 20 dias para apresentar defesa.

As enormes filas na frente dessas agências vem sendo denunciadas há tempos por clientes e cidadãos, que passam na frente dos locais e se comovem com a situação de espera dos usuários. As reclamações vão da falta de agentes bancários para prestar orientações, caixas eletrônicos quebrados ou desligados, até espera na chuva e na via pública, causando transtornos ao trânsito e risco de acidentes.

O coordenador do Procon, João Pedro, afirmou que a instituição está atenta às transgressões e vai acionar quem não se enquadrar ao regramento vigente. “Por determinação do prefeito Luciano Barbosa, estamos atentos aos anseios da população, vigilantes nas redes sociais e nas ruas. Vamos agir dentro da lei para coibir qualquer tipo de desrespeito aos consumidores, e instituições bancárias são as campeãs de reclamações”, disse.

Arapiraca dispõe da Lei Municipal 2.694/2010, que prevê em dias normais, que a tolerância para o atendimento é de 30 minutos. Já nos dias de feira livre, véspera e pós feriado, primeiro e último dia do mês, a tolerância se estende para 40 minutos. Para os que quiserem efetuar qualquer denúncia, o Procon dispõe do telefone (82) 3522-1010 ou o Instagram do órgão, @proconarapiraca.