Cultura

Conservatório de Música de Arapiraca vai preservar história e estrutura da tradicional Escola Hugo Lima

O projeto prevê a construção de salas para aulas práticas, teóricas, auditório com capacidade para 106 lugares e muito mais

Por 7Segundos com Assessoria 09/06/2022 15h03
Conservatório de Música de Arapiraca vai preservar história e estrutura da tradicional Escola Hugo Lima
Conservatório de Música de Arapiraca vai preservar história e estrutura da tradicional Escola Hugo Lima - Foto: Assessoria

O projeto arquitetônico e paisagístico do primeiro Conservatório de Música de Arapiraca foi apresentado ao prefeito Luciano Barbosa, no início da tarde desta quinta-feira (9), em reunião de trabalhos no Centro Administrativo Municipal.

O espaço para oferta de cursos técnicos, instrumentais e de canto para a comunidade, além de valorização da música e do fomento ao intercâmbio artístico e cultural será construído no prédio onde funcionou por muitos anos a Escola Municipal Hugo Lima, no centro da cidade de Arapiraca.

De acordo com as arquitetas Thamires Leonel e Thaysa Gonçalves, seguindo uma determinação do prefeito Luciano Barbosa, a construção do conservatório vai preservar a história e a estrutura do prédio escolar, que foi uma das primeiras unidades de ensino da cidade.

O projeto prevê a construção de salas para aulas práticas, teóricas, auditório com capacidade para 106 lugares, sala para musicalização infantil, camarins, cabines de som, anfiteatro, salas individuais, biblioteca setorial de música, estúdio de gravação, banheiros, entre outros departamentos.

Hermeto Pascoal


Ainda durante a apresentação, surgiu a proposta para que o espaço tenha o nome do compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, que nasceu um Arapiraca, no ano de 1936 e é considerado um dos maiores músicos da atualidade em todo o mundo.

O prédio onde será construído o Conservatório de Música Hermeto Pascoal fica ao lado da Escola de Belas Artes, na Praça Luiz Pereira Lima, onde também foi construída pelo prefeito Luciano Barbosa a tenda cultural onde ocorrem apresentações artísticas e culturais no centro de Arapiraca.

Além do prefeito Luciano Barbosa e da equipe de arquitetas e arquitetos da Prefeitura de Arapiraca, a reunião de apresentação também contou com a presença dos secretários municipais de Cultura, Wellington Magalhães; o superintendente de Cultura, José Wilson; secretária de Educação, Eliete Barros; de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Carolina Valeriano; de Infraestrutura, Roany Izidoro, do professor e músico Arly, e da superintendente municipal de Turismo, Kika Souza.