Arapiraca

[Vídeo] Criança Feliz dobra capacidade de atendimento e equipes buscam ampliar assistidos

Gineide Castro, Coordenadora do Programa Criança Feliz, explicou como identificar os integrantes das equipes que realizam a busca ativa

Por 7Segundos 20/06/2022 07h07 - Atualizado em 20/06/2022 08h08
[Vídeo] Criança Feliz dobra capacidade de atendimento e equipes buscam ampliar assistidos
Gineide Castro, Coordemadora do Criança Feliz, fala sobre a busca ativa visando a ampliação do Programa - Foto: Ewerton Silva-7Segundos

A Coordenadora do Programa Criança Feliz, Gineide Castro, falou ao Portal7Segundos sobre a ampliação da cobertura do programa que está dobrando a sua capacidade de atendimento, passando de 400 para 800 famílias atendidas.

Mas, para que essa ampliação no número de atendimentos seja de fato, atingida, é necessário que as equipes realizem uma busca ativa das famílias que se encaixem no perfil do programa, ou seja, é necessário que os visitadores do Criança Feliz se desloquem até as residências das famílias para realizar o cadastro dessas famílias e observar também quais as necessidades mais específicas da criança ou das crianças com perfil compatível com o programa.

Para evitar algum tipo de resistência, desconfiança ou receio da popualação ao receber os visitadoes, Gineide explica como se dá abordagem às famílias que preenchem os requisitos exigidos para o programa. Gineide também excplica que a adesão não é obrigatória, mas é importante para garantir o bom desenvolvimento das crianças que tenham algum tipo de deficiência ou transtorno psicomotor ou cognitivo.

O Programa Criança Feliz é executado pela Prefeitura de Arapiraca através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e visa garantir o desenvolvimento cognitivo das crianças atendidas durante a primeira infância. O acompanhamento, realizado por uma equipe multiprofissional, se dá desde o período da gestação, passando pelo nascimento, até a criança completar seis anos de vida. Assista ao vídeo: