Acidentes

Crianças de Arapiraca participam de concurso de cartazes sobre combate à exploração do trabalho infantil

O concurso foi divido nas categorias Crianças e Adolescentes e premiou os três primeiros colcados em cada uma delas

Por 7segundos 21/06/2022 12h12
Crianças de Arapiraca participam de concurso de cartazes sobre combate à exploração do trabalho infantil
Concurso de Arapiraca ressalta tema sobre o combate ao trabalho infantil com premiações - Foto: Pablício Vieira / Ascom Arapiraca

O mês de junho é dedicado ao combate à exploração do trabalho infantil. Com esse objetivo, a Prefeitura de Arapiraca, via da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu um concurso de cartazes confeccionados pelas crianças assistidas através dos nove Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que estão distribuídos pelos bairros e comunidades de Arapiraca.

O concurso foi coordenado pelos profissionais que atuam nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que fazem parte.

“Realizamos diversas ações de combate à exploração do trabalho infantil. Este mês nos dá oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes. É essencial tocarmos nessa ferida e lutarmos contra esse mal, que prejudica milhares de jovens”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo.

Confira lista de premiados:


Categoria Crianças:

1º Lugar:
Yasmin da Silva (Cras Canafístula);
2ºLugar:
Benjamin Pereira Mendonça (Cras Planalto);
3º Lugar:
João Pablo Marques Farias Magalhães (Cras Paineiras).

Categoria Adolescentes:

1° Lugar:
Pedro Daniel dos Santos Firmino – (Cras Itapoã);
2° Lugar:
Maria Eduarda Leite da Silva (Cras Batingas);
3° Lugar:
Rangel Gabriel Felix da Silva – (Cras Manoel Teles).

Obs.: Todos os participantes receberam premiações que foram fornecidas pela Prefeitura de Arapiraca e por parceiros, como vereador Léo Saturnino, superintendente de Infraestrutura Régis Firmino e Única Construtora.

De acordo com o Mapa do Trabalho Infantil, promovido pela Cidade Escola Aprendiz com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em 2019 havia 1,768 milhã de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil, o que representa 4,5% da população nesta faixa etária.

A maior concentração de trabalho infantil está na faixa etária entre 14 e 17 anos, representando 78,7% do total. Já a faixa de cinco a 13 anos representa 21,3% das crianças exploradas pelo trabalho infantil.

Em Alagoas, cerca de 31 mil crianças e adolescentes são vítimas do trabalho infantil, segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os principais serviços prestados por essas crianças e adolescentes são na agricultura ou pecuária (50,8%), seguido dos serviços de alojamento e alimentação (21,3%), indústria de transformação (4,9%), etc.

Confira o infográfico abaixo: