Arapiraca

Vacinação contra a Covid-19 tem evitado agravamento da doença mesmo após aumento de casos positivos

Foram confirmados 320 novos casos positivos na última semana

Por 7Segundos com Assessoria 28/06/2022 18h06
Vacinação contra a Covid-19 tem evitado agravamento da doença mesmo após aumento de casos positivos
Vacinação contra a Covid-19 tem evitado agravamento da doença mesmo após aumento de casos positivos - Foto: Assessoria

Vacinação é a estratégia mais eficaz de combate à Covid-19. Prova disso é o fato de que mesmo com o aumento de casos positivos da doença nas últimas semanas, estão sendo raros os pacientes que agravam.

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da imunização para proteger toda a população.

Confira o público-alvo da imunização contra a Covid-19 por dose:


1ª e 2ª doses – Toda população com 5 anos ou mais.
3ª dose (1º reforço) – População com 12 anos ou mais (intervalo de 4 meses);
4ª dose (2º reforço) – População com 40 anos ou mais, imunossuprimidos e trabalhadores da saúde (pública e privada).

De acordo com a Coordenação de Análise e Monitoramento de Dados da Secretaria de Saúde, na última semana epidemiológica, que vai de 19 a 25 de junho, foram confirmados 320 casos positivos de Covid-19. Entretanto, esse número pode ser ainda maior, tendo em vista a disponibilização de autotestes em farmácias e drogarias da cidade.

“Orientamos aos arapiraquenses que realizarem os autotestes, que procurem os serviços de saúde quando o resultado der positivo, independente de estarem apresentando sintomas leves. Isso é importante para a saúde da coletividade e para termos o conhecimento de maneira mais assertiva sobre a situação da Covid-19 em nosso municipio”, informou o coordenador Evandro Melo.

Uso de máscaras

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Epidemiologia reforça a importância do uso de máscaras para aquelas pessoas que estiverem apresentando sintomatologia de síndrome gripal.

“Apesar do uso de máscara não ser mais obrigatório, se você estiver apresentando sintomas como tosse, coriza e falta de paladar, use-a para proteger as outras pessoas”, explicou a coordenadora Salésia Moreira.

É importante destacar que as Unidades Básicas de Saúde estão funcionando normalmente e atendendo a todos os casos de síndrome gripais.

“Sentiu alguns dos sintomas da Covid-19 ou de quaisquer outra síndrome gripal, procure sua UBS de referência”, concluiu Salésia.