Geral

Casal informa que 17 municípios estão com problemas no abastecimento de água por causa das chuvas

A empresa alegou que alguns mananciais sofreram danos e outros acumularam muita sujeita, comprometendo sua função de tratar água

Por 7 Segundos 02/07/2022 10h10 - Atualizado em 02/07/2022 10h10
Casal informa que 17 municípios estão com problemas no abastecimento de água por causa das chuvas
Casal Informa - Foto: Assessoria

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) emitiu um comunicado na manhã deste sábado (02) avisando que 17 municípios alagoanos estão com problemas no abastecimento de água em decorrência das chuvas.

De acordo com o comunicado, a empresa teve que desativar o fornecimento de água para alguns dos municípios como uma medida de emergência, pois as chuvas levaram lama e outras impurezas para os mananciais dos municípios. "As chuvas levaram muita lama, sujeira e sedimentos para os mananciais, comprometendo o funcionamento das estações de captação, de elevatórias e de tratamento. Assim, em razão da segurança operacional, a Companhia precisou desativar emergencialmente alguns sistemas de abastecimento", informou.

Ao elaborar sobre casos específicos, informaram que Palmeira dos Índios está desabastecida em decorrência de danos causados aos Sistemas Caçamba e Carangueja, situados na zona rural de Quebrangulo. Já em Capela, as chuvas atingiram a estação elevatória, o que impede inclusive o acesso dos técnicos e operadores da Companhia.

Outro município desabastecido é Quebrangulo, causado pelo rompimento de uma tubulação de uma adutora. A Casal informou que despachou técnicos para corrigir o problema e consertar o equipamento.

Ibateguara, que também está desabastecido, teve o fornecimento suspenso por causa da situação da água em seu manancial, que estaria em uma condição que impede o tratamento da mesma.

Além destas cidades, Arapiraca, Colônia Leopoldina, Passo de Camaragibe, Novo Lino e mais outros nove municípios alagoanos estão com abastecimento restrito.