Ex-marinheiro dos EUA reencontra ex-namorada japonesa após 70 anos
Duane Mann conheceu a ex-namorada em 1953, no Japão
O americano Duane Mann tinha 22 anos em 1953, quando era marinheiro de seu país e foi prestar serviço militar no Japão. Na época, os Estados Unidos estavam envolvidos na Guerra da Coreia.
Naquele ano, ele conheceu uma mulher japonesa, Peggy Yamaguchi, e se apaixonou.
De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal “Washington Post”, Yamaguchi trabalhava na chapelaria do clube dos militares americanos no Japão.
Como ela havia aprendido a falar inglês, também ajudava os americanos a se comunicar com os japoneses.
Foi assim que Yamaguchi e Duane se conheceram. Eles saíam para dançar em clubes.

Imagem sem data de Yamaguchi Sedenquist — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Em 1954, a guerra havia terminado, e ele foi enviado de volta aos EUA. Quando partiu, a namorada estava grávida de um filho dos dois.
O plano inicial de Duane era pegar o dinheiro que ele tinha em uma conta no nome do pai e voltar para o Japão. Só que o pai havia gastado a poupança.
Cartas queimadas
Ele mantinha contato com Yamaguchi por cartas. Só que depois de cerca de um mês, a correspondência parou de chegar. A mãe de Duane, que não queria que o filho se envolvesse com uma japonesa, estava interceptando e queimando as cartas.
A irmã de Duane conseguiu entregar a ele uma última carta: Yamaguchi contava que ela havia perdido a gravidez e que havia se casado com um outro americano, esse da Força Aérea.
Sensação de culpa
Duane afirmou ao “Washington Post” que tinha receio de que a mulher se sentia abandonada.
Tocou a vida, começou a produzir hortaliças e frutas, se casou duas vezes e foi pai seis vezes. No entanto, afirma que nunca parou de pensar na namorada japonesa.
Tentou encontrá-la algumas vezes, até que um canal de TV local, o KETV7, soube da história e fez uma reportagem.
Foi então que conseguiu uma ajuda.
Theresa Wong
Uma das pessoas que viram a reportagem foi Theresa Wong, de 23 anos. Ela trabalha no History Channel, e resolveu ajudar o ex-militar.
Começou a fazer buscas em arquivos de jornais, e descobriu uma notícia antiga que descrevia a vida de Yamaguchi na cidade de Escanaba, no estado do Michigan, nos Estados Unidos.
Um repórter da KETV7 encontrou um filho de Yamaguchi chamado Rich Sedenquist, de 66 anos.
Ele procurou a mãe, de 91 anos, que viu as fotos de Duane e o reconheceu.
Yamaguchi mora em Michigan desde 1955. Ela afirma que não tinha nenhum ressentimento em relação a Duane, e aceitou reencontrá-lo.
Duane foi com o filho, Brian Mann, de 63 anos, encontrar a antiga namorada.
Encontro
O encontro entre Duane e Yamaguchi aconteceu em 1º de junho. Os dois já se abraçaram quando se viram, e ele recebeu beijos nas bochechas.
Assim que ela o viu, perguntou se lembrava de dançarem juntos.
Yamaguchi contou que um de seus filhos tem Duane como segundo nome (ele se chama Michael Duane).
Duane disse ao “Washington Post” que o principal motivo da viagem era explicar o que tinha ocorrido, o que ele fez. Ao jornal, afirmou que está em paz com essa história agora.
Últimas notícias
Homem que morava sozinho é encontrado morto em casa no Feitosa, em Maceió
Criminoso invade casa e executa homem a tiros em Marechal Deodoro
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
