Brasil

'Calvão de Cria': trend das redes sociais viraliza, ganha adeptos e variações de estilo no Rio

Conheça as variações do corte, como o calvinho, calvão platinado e Ronaldo Invertido, inspirado no corte do Ronaldo Fenômeno na Copa de 2002

Por G1 10/07/2022 10h10
'Calvão de Cria': trend das redes sociais viraliza, ganha adeptos e variações de estilo no Rio
O corte 'calvão de cria' virou moda nas redes sociais - Foto: Marcos Serra Lima/g1

A trend “Calvão de Cria” – um corte de cabelo que reproduz uma calvície - tomou as redes sociais e ganhou adeptos pelo Brasil. O Segue o Fio foi até uma barbearia em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio, entender como o estilo está conquistando o público. (Clique aqui e veja o vídeo completo do Segue o Fio)

“Esse corte surgiu no Sul do país com um barbeiro que fez uns 10 cortes desse tipo no mesmo dia. Ele fez vídeos e publicou no TikTok. Viralizou ao ponto de outros clientes aqui do Rio de Janeiro pedirem esse corte aqui na minha barbearia”, disse Raphael Bárbio, dono do estabelecimento.

Ronaldo Fenômeno foi inspiração

A popularização do estilo tem variações além do tradicional calvão. Há quem prefira o calvinho em que o corte simula “entradas” na lateral da cabeça; e até o Ronaldo Invertido, um estilo que faz uma referência ao corte de cabelo do ex-jogador Ronaldo Fenômeno na final da Copa do Mundo de 2002.

“Tem de vários tipos: temos o calvinho, calvão, o Ronaldo Invertido, o calvo com pigmentação, o calvão com reflexo, calvão com platinado. São vários tipos e vários modelos, essa moda aí já pegou”, disse.

Uma das pessoas que adotaram o estilo foi o influenciador digital Matheus Costa, que produz vídeos fazendo trocadilhos com o pai. A proposta dos adeptos ao corte é ganhar visibilidade nas redes sociais, segundo o barbeiro

“A maioria das pessoas que vem querendo lançar esse corte querem tentar ganhar uma visibilidade com esse corte. As pessoas ficam postando vídeos e fotos no Tiktok para ganhar essa visibilidade que a internet está entregando”.