Portugal aumenta nível de alerta por altas temperaturas
A temperatura mais alta já registrada foi de 47,3 ºC em 2003
Preparando-se para o aumento das temperaturas, Portugal elevou seu nível de alerta para o terceiro mais alto em quatro nesta segunda-feira (11), com o governo dizendo que milhares de bombeiros estão prontos para agir, mas também pediu às pessoas que evitem incêndios.
Sob o estado de contingência, que está em vigor até sexta-feira (8), mas pode ser estendido, o governo proibiu o acesso do público a florestas consideradas em risco.
Vários incêndios florestais eclodiram em Portugal nos últimos dias, mas, segundo as autoridades, o pior ainda está por vir, já que as temperaturas na maior parte do país devem ultrapassar os 40 graus Celsius (ºC) a partir de terça-feira.
A agência meteorológica IPMA disse que em algumas áreas, incluindo Alentejo, uma região do sul conhecida por suas pastagens planas, as temperaturas podem chegar a 46-47 ºC. A temperatura mais alta já registrada foi de 47,3 ºC em 2003.
“Esta não é uma situação muito normal”, afirmou a meteorologista do IPMA Patrícia Gomes à SIC TV. "É sério em todos os aspectos - até mesmo para a nossa saúde... não é comum ver períodos tão longos com temperaturas tão altas."
A maior parte do território português enfrenta uma seca severa ou extrema devido à falta de chuva nos meses de inverno, o que significa que há uma quantidade significativa de vegetação seca para queimar.
Com as mudanças climáticas causadas pelo homem provocando secas, espera-se que o número de incêndios florestais extremos aumente 30% nos próximos 28 anos, de acordo com um relatório da ONU de fevereiro de 2022.
O primeiro-ministro António Costa disse que 13.000 bombeiros estão disponíveis para combater os incêndios, mas alertou que é preciso que as pessoas cooperem: "Cada um de nós tem um papel importante a desempenhar: não apagar os incêndios, mas preveni-los".
Últimas notícias
Câmera de videomonitoramento flagra execução de jovem em Arapiraca
Alagoas é 1º do NE a implantar fluxo Integrado de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
Enem 2025: candidatos fazem prova de matemática e ciências da natureza
Prefeitura de Maceió conduz ação integrada para fiscalizar motos aquáticas na orla
Defesa Civil reforça importância da manutenção elétrica para evitar incêndios residenciais
Adolescente colide moto em contêiner e veículo pega fogo no Vergel do Lago, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
