Covid -19

Secretaria de Saúde de Penedo voltará a publicar Boletim da Covid-19

Após dois meses sem casos, doença voltou a ser registrada no município desde junho

Por Decom PMP 13/07/2022 15h03
Secretaria de Saúde de Penedo voltará a publicar Boletim da Covid-19
Vacinação Covid-19 - Foto: Reprodução/Web

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) da Prefeitura de Penedo voltará a publicar boletins sobre a pandemia de Covid-19, agora com periodicidade semanal, a cada sexta-feira.

A informação foi divulgada pelo gestor da SEMS, Epitácio Correia, nesta quarta-feira, 13, durante entrevista ao programa Linha Direta (Rádio Nova Farol).

“Já vínhamos fazendo essa divulgação de boletins com casos dengue, zika e chikungunya, mas vamos voltar a emitir boletins da Covid também por causa do ressurgimento de novos casos”, informou o Secretário Municipal de Saúde.

Ele também esclareceu diversos questionamentos da população e trouxe muitas informações sobre a assistência relacionada com a Covid-19 em Penedo.

“Montamos uma central de apoio na Cohab de testagens para receber as pessoas com sintomas respiratórios. Após passar por uma consulta, é o médico que vai indicar a necessidade ou não do teste”, explicou, ressaltando o respeito ao protocolo de tempo de sintomas para evitar o diagnóstico de ‘falso negativo’ para o paciente.

Novos casos de Covid-19

“Nos meses de abril e maio, Penedo não teve nenhum novo caso positivo de Covid, mas agora, junho e julho, nós voltamos a ter casos positivos. A gente entende que esse ressurgimento seja em virtude das medidas flexibilizadas e as pessoas que retornaram a se aglomerar e se descuidado com o uso de máscaras e a higienização”, disse Epitácio Correia.

A vacina é a principal arma contra formas mais graves de Covid-19 e evitar que os leitos dos hospitais voltam a ficar lotados.

Ainda durante a entrevista, o Secretário de Saúde de Penedo frisou que a vacina é muito importante para manter os números sob controle e por isso a população deve estar atenta e manter o cartão de vacinação atualizado.

“O município tem uma cobertura vacinal muito boa, mas existem pessoas que mostram ter uma resistência em completar o ciclo vacinal. É importante ressaltar que, em virtude da vacina, esses casos positivos têm sintomas muito mais leve, inclusive as pessoas podem se curar em casa, sob as orientações médicas”, explicou Epitácio.