Brasil

Menina que pediu rim ao Papai Noel morre na fila de transplante

Em todas as datas comemorativas, Yasmim Vitória Miranda, de 7 anos, tinha apenas um pedido, que acabou não sendo realizado

Por Metrópoles 20/07/2022 10h10
Menina que pediu rim ao Papai Noel morre na fila de transplante
Yasmim Vitória Miranda - Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução

A pequena Yasmim Vitória Miranda, de 7 anos, faleceu, nessa segunda-feira (18/7), após anos na fila de espera por um transplante de rim. Durante toda a sua vida, a menina já realizou mais de 10 procedimentos cirúrgicos e tinha apenas um pedido ao Papai Noel: um rim novo.

Já no seu primeiro ano de vida, Yasmin passou a apresentar sintomas em forma de inchaço e crises renais. Após passar por diversas avaliações, a pequena foi diagnosticada com síndrome nefrótica, que pode diminuir a capacidade dos rins de reter proteínas filtradas na urina.

Ao G1, Fabiane Miranda, de 29 anos, mãe de Yasmin, lamentou a demora na fila de transplantes e a dificuldade de atendimento no Mato Grosso do Sul.

“Se tivesse tratamento aqui ela talvez não precisasse esperar tanto para transplantar. Mato Grosso do Sul depende de outros estados para dar continuidade no tratamento dos nossos pequenos”, afirmou.

Yasmin vivia entre internações, procedimentos cirúrgicos e exames, por conta da doença. A menina sonhava em viver fora dos quartos de hospitais e realizar atividades consideradas simples, como correr e frequentar a escola.