Mundo

Casal Zelensky divide opiniões ao posar para Vogue; veja imagens

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e a primeira-dama Olena Zelenska foram fotografados por Annie Leibovitz em meio à guerra

Por Metrópoles 28/07/2022 11h11 - Atualizado em 28/07/2022 11h11
Casal Zelensky divide opiniões ao posar para Vogue; veja imagens
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e sua esposa, a primeira-dama Olena Zelenska - Foto: Maxym Marusenko/NurPhoto via Getty Images

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e sua esposa, a primeira-dama Olena Zelenska, têm dividido opiniões por estamparem a capa da edição de outubro da versão estadunidense da revista Vogue. O casal foi fotografado por Annie Leibovitz, que assina icônicas imagens de famosos.

Internautas discutem sobre a glamourização da guerra da Ucrânia, em curso há cinco meses, que poderia ser produzida pelas imagens. Em uma das fotografias, Olena posa ao lado de soldados em uma paisagem destruída, com o que parece ser uma aeronave bombardeada ao fundo.

No retrato que estampa a capa da publicação ao lado do título “Um retrato de coragem”, a primeira-dama aparece sozinha no Parlamento ucraniano, em que a arquitetura clássica e formal contrasta com os sacos utilizados para montar uma barricada de segurança.

O cientista político Ian Bremmer, presidente da consultoria de riscos geopolíticos Eurasia, exaltou a atuação do líder ucraniano contra o Kremlin e admitiu ter gostado da capa. Ele discorda, porém, da participação do presidente no ensaio.

“Zelensky tem feito um trabalho espetacular em derrotar os russos na guerra de informação. Sessão fotográfica em tempos de guerra para a Vogue: ideia ruim”, avaliou. “Eu gosto da capa. Só não acho que o presidente deveria ter participado.”

Por outro lado, alguns internautas lembraram que as imagens podem ajudar a mostrar os horrores do conflito para o resto do mundo.

No início da invasão russa, Olenka e os filhos foram levados a um lugar desconhecido por proteção. A primeira-dama, porém, passou a ter um papel mais participativo. Ela já falou ao Congresso dos Estados Unidos e foi recebida por Jill Biden, primeira-dama estadunidense.

A prestigiada fotógrafa Annie Leibovitz, responsável pelos cliques, compartilhou algumas imagens em suas redes sociais.