Baixo São Francisco

Traipu inicia campanha de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação

Por Assessoria 09/08/2022 15h03
Traipu inicia campanha de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação
Campanha de multivacinação em Traipu tem foco em crianças e adolescentes com até 15 anos - Foto: Assessoria

A prefeitura de Traipu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para crianças e adolescentes, menores de 15 anos.

Assim como em todo o Brasil, a campanha segue até o dia 09 de setembro e tem como objetivos: evitar a reintrodução do poliovírus no país e atualizar a situação vacinal do público-alvo, para todas as vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

A poliomielite é uma doença contagiosa, aguda, causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. A vacina é destinada para crianças de 1 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Em Traipu, a vacinação contra a pólio será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBs). É importante que os pais e responsáveis levem o RG, CPF ou o Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), e o cartão de vacina da criança ou adolescente.
A meta da campanha contra a poliomielite é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos, em todo o município. A Secretaria de Saúde de Traipu alerta que a vacina só deve ser adiada se a criança estiver com quadro de febre, diarreia ou vômito.
Paralelamente à vacinação contra a poliomielite, Traipu também está realizando a campanha de Multivacinação, que visa atualizar o cartão de vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Pensando nisso, o município terá o Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação, que será realizado no dia 03 de setembro.

“É preciso reforçar junto à população o quanto é importante a vacinação, devido à iminência do retorno de doenças como poliomielite, sarampo, é imprescindível que os pais e responsáveis levem seus filhos para se vacinarem. Precisamos elevar a cobertura vacinal e proteger nossas crianças e adolescentes, por isso, a importância desta ação", destacou o prefeito Lucas Santos.