Prefeito de Penedo mantém apoio aos comerciantes da Prainha do rio São Francisco
Prefeito Ronaldo Lopes apresentou proposta para manter o trabalho dos comerciantes
O Prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, se reuniu com comerciantes da Prainha, na tarde de quarta-feira (10), para manter o apoio da administração municipal ao trabalho dos barraqueiros no local. A prefeitura já elaborou projeto de infraestrutura para o desenvolvimento do comércio na orla do município.
A continuidade do serviço na área de lazer que atrai penedenses e visitantes passará a ser feita de forma ambulante pelos ‘barraqueiros’ – como são conhecidos – que estão impedidos de utilizar os respectivos pontos fixos pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU), órgão do Governo Federal.
Os oito comerciantes aprovaram a proposta da gestão que disponibilizará tendas padronizadas para uso na prainha e um galpão na cidade para guardar mesas, cadeiras e utensílios, além da logística diária do transporte desse material.

Economia familiar
Além disso, haverá orientação do setor jurídico para evitar a aplicação da multa no valor de cerca de R$ 15 mil para cada um dos barraqueiros, com base na condição das pessoas que sobrevivem em regime de economia familiar, conforme explicou o advogado Alfredo Pereira.
“Nós estamos buscando uma saída para que os barraqueiros da nossa prainha possam continuar trabalhando, sustentando suas famílias, e na próxima segunda-feira eu irei até a SPU para tratar desse assunto pessoalmente”, informa Ronaldo Lopes, destacando o apoio da Câmara Municipal de Penedo, representada na reunião pelo vereador Messias da Filó.
Um dos mais antigos comerciantes do balneário público, Euzébio dos Santos, participou do encontro e agradeceu o empenho do prefeito.
“Nós estamos hoje na prainha graças ao apoio do prefeito Ronaldo Lopes”, referindo-se às intervenções realizadas nos últimos cinco anos, período em que o Governo Federal mais atuou para demolir os barracos.
A solução definitiva que vai transformar a Prainha de Penedo em um local estruturado e adequado às normas ambientais já tem projeto pronto, mais um investimento do governo municipal que trabalha para ampliar a geração de emprego e renda por meio do turismo.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
