Saúde

Pacientes com suspeita de varíola dos macacos em Arapiraca estão em isolamento domiciliar

Quadro dos dois jovens de 21 e 22 anos, residentes no bairro Canafístula, não é considerado grave

Por 7Segundos 12/08/2022 17h05
Pacientes com suspeita de varíola dos macacos em Arapiraca estão em isolamento domiciliar
Varíola dos macacos - Foto: Reprodução

Os dois pacientes que estão com suspeita de varíola dos macacos até o momento estão sem sintomas graves e cumprem isolamento domiciliar. Essas informações constam no relatório do Centro de Informações Estratégicas de Vigilência em Saúde de Arapiraca, o Cievs.

O documento confirma que a notificação dos casos - divulgada nesta sexta-feira (11) - aconteceu na quinta, e os pacientes com suspeita de terem contraído o vírus monkeypox são do sexo masculino, com idades de 21 e 22 anos, e moradores no bairro Canafístula.

Não há informação se eles tiveram contato com pessoas de outros estados ou que também estão com suspeita de varíola dos macacos. Até o momento, em Alagoas, um único caso suspeito foi confirmado, o de um turista do Espírito Santo, que contraiu a doença antes de visitar o estado.

O boletim do Cievs sobre os dois pacientes com suspeita para a doença em Arapiraca, informa que ambos seguem monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde e também lista uma série de cuidados, para evitar a transmissão da doença.

Entre as orientações está a de que os pacientes devem permanecer isolados, evitando ao máximo contato com outras pessoas. Ele deve manter as erupções da pele sempre cobertas e fazer uso de máscara, uma vez que o contato com as erupções e com gotículas respitarórias estão entre as formas de contágio mais comuns.

Na semana passada, antes de monitorar qualquer caso suspeito da doença, a prefeitura de Arapiraca já havia emitido recomendações para prevenir a infecção.