Eleições 2022

Mais curto, horário eleitoral na TV ainda repercute em outras mídias, dizem especialistas

Propaganda política no rádio e na televisão é exibida no Brasil desde 1965

Por CNN 14/08/2022 15h03 - Atualizado em 14/08/2022 15h03
Mais curto, horário eleitoral na TV ainda repercute em outras mídias, dizem especialistas
Horário na TV na propaganda eleitoral - Foto: Reprodução

O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV dura de 26 de agosto a 29 de setembro.

Exibido há mais de meio século no Brasil, o hoário eleitoral gratuito no rádio e na televisão estreia em 26 de agosto, pela manhã e à noite, aproximando os eleitores dos candidatos e de suas propostas. A propaganda dura até 29 de setembro e, em caso de segundo turno, voltará ao ar de 7 a 28 de outubro. O primeiro turno das eleições está previsto para ocorrer em 2 de outubro, e o segundo, em 30 de outubro.

Nesses períodos, as campanhas políticas irão brigar pela atenção dos espectadores com concorrentes que vão do programa de decoração da TV a cabo ao filme ou série recém-lançada no streaming, passando pelo podcast e o game online.

Com tanta oferta de entretenimento, as perguntas a serem feitas são: quem ainda assiste ao horário político? O tempo de TV de cada candidato vai ter algum impacto no resultado das urnas em 2022?

“Acho que só vai pegar se alguma coisa que o candidato fizer virar meme”, brinca o publicitário baiano Fernando Barros, fundador da agência Propeg e mentor de mais de 30 campanhas eleitorais, como a de Antônio Carlos Magalhães para governador da Bahia, em 1991, e a de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República, em 1994.