Direitos Humanos

[Vídeo] Lançada em Arapiraca, Arena do Empoderamento feminino fortalece combate à violência contra a mulher

Diversas instituições formam a rede de proteção de combate à violência contra a mulher em Alagoas e a Arena oferecerá serviços às mulheres arapiraquenses

Por 7 Segundos 18/08/2022 16h04 - Atualizado em 19/08/2022 09h09
[Vídeo] Lançada em Arapiraca, Arena do Empoderamento feminino fortalece combate à violência contra a mulher
Lançamento da Arena do Empoderamento Feminino em Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7 Segundos

A mulher de Arapiraca e região ganhou aliados no combate à violência contra a mulher com o lançamento da Arena do Empoderamento Feminino, inaugurada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Klever Loureiro, com a presença do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, e representantes das redes de proteção à mulher, na principal entrada do Arapiraca Garden Shopping, na manhã desta quinta-feira (18). O evento seguirá até esta sexta-feira (19).

Em seu pronunciamento, o presidente do TJAL frisou o compromisso do Tribunal de Justiça no cumprimento às leis e na punição aos agressores às mulheres.


“A Justiça tem seu papel determinante, mas é necessário que tenhamos parceria com instituições e outros parceiros que atuam de forma de acolhimento e ajuda à mulher em situação de violência para que juntos possamos fortalecer o combate à violência contra a mulher”, declarou Klever Loureiro.

Na ocasião, o desembargador Tutimés Airan, presidente da Comissão da Mulher do TJ, apresentou a ferramenta “Ártemis” que permite a mulher solicitar medida protetiva à Justiça de forma on-line. A plataforma poderá ser acessada pelo endereço artemis.tjal.jus.br.

Parceiro da rede de proteção, o prefeito Luciano Barbosa também frisou em seu pronunciamento que a luta em defesa da mulher não se faz sozinho e que a união de parceria é fundamental para combater a violência contra a mulher.


“É um evento muito importante porque reúne os principais parceiros na luta contra a violência à mulher e as ações levam as mulheres a conhecerem seus direitos e a lutarem por eles”, disse Luciano Barbosa.

Na ocasião, a dona de casa Priscila Sousa, de 32 anos, representou as mulheres que já sofreram violência doméstica. Ela declarou que sofreu este tipo de crime no próprio lar, quando morava em São Paulo.


“Eu tive que vir embora para Arapiraca e aqui eu fui acolhida por esta rede de proteção e hoje me sinto uma mulher encorajada e determinada para ajudar a outras mulheres”, afirmou.

Além do Tribunal de Justiça de Alagoas participaram do lançamento da Arena do Empoderamento Feminino representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública de Alagoas, OAB Subseção Arapiraca, Casa de Direitos, Cesmac e Senac Arapiraca. A banda de música do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) também participou da ação com execução do Hino Nacional, Hino de Arapiraca e músicas que enaltecem a força da mulher. Abaixo, assista ao vídeo sobre o evento.


Confira e participe da programação da Arena do Empoderamento:

Quinta-feira (18)

Das 10h às 16h - Coleta de Sangue para doação (Hemocentro de Arapiraca)
Das 10h às 16h - Palestras sobre os serviços do CRAMSV e realização do Cadastro Único (para pessoas agendadas pelos CRAS)
Das 10h às 17h - Serviços de saúde (Secretaria Municipal de Saúde)
Das 11h às 13h - Oficina de bolo decorado (Senac)
Às 15h - Roda de Conversa sobre Assédio Moral e Sexual (OAB/AL Subseção Arapiraca)
Das 15h às 17h - Oficina de Cupcakes (Senac)
Das 16h às 17h - Roda de Conversa com a Patrulha Maria da Penha (PMAL)
Das 19h às 21h - Oficina de doces finos (Senac)
Das 19h30 às 20h30 - Roda de Conversa sobre mulheres empoderadas (Cesmac)
Sexta-feira (19)

Das 10h às 16h - Coleta de Sangue para doação (Hemocentro de Arapiraca)
Das 10h às 16h - Palestras sobre os serviços do CRAMSV e realização do Cadastro Único (para pessoas agendadas pelos CRAS)
Das 10h às 17h - Serviços de saúde (Secretaria Municipal de Saúde)
Das 11h às 13h - Oficina de canapés (SENAC)
Das 14h às 15h - Roda de conversa com a Patrulha Maria da Penha (PMAL)
Das 15h às 17h - Oficina de mini bolos (SENAC)
Às 16h - Roda de conversa sobre Violência Obstétrica (Comissão de Direito Médico - OAB/AL Subseção Arapiraca)
Às 18h - Roda de conversa sobre Empoderamento Feminino (OAB/AL Subseção Arapiraca)
Das 19h às 21h - Oficina de browniers (Senac)
Das 19h30 às 20h30 - Roda de conversa sobre mulheres empoderadas (Cesmac).