Arapiraca

Vereadora solicita implantação da Casa da Mulher em Arapiraca durante Arena do Empoderamento Feminino

Evento é idealizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas

Por 7segundos 19/08/2022 18h06 - Atualizado em 20/08/2022 10h10
Vereadora solicita implantação da Casa da Mulher em Arapiraca durante Arena do Empoderamento Feminino
Vereadora com as advogadas da OAB Subseção Arapiraca durante o evento - Foto: Assessoria

O Arapiraca Garden Shopping foi o cenário escolhido para a Arena do Empoderamento Feminino - evento promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) em parceria com órgãos estaduais, municipais e instituições privadas. O evento iniciado ontem (18) se estende até até esta sexta sexta-feira (19).

A vereadora Fanny Gabriela (MDB) participou da solenidade de abertura que contou com a presença do presidente do TJ, desembargador Klever Loureiro, do desembargador e presidente da Comissão da Mulher no TJ, o arapiraquense Tutmés Airan e representantes de toda a rede de proteção à mulher vítima da violência.

A equipe RenovAção conversou com o presidente da Comissão da Mulher, Tutmés Airan sobre a possibilidade de implantar uma Casa da Mulher Alagoana Nise da Silveira, em Arapiraca.

O desembargador informou que a Casa da Mulher Alagoana que funciona na Praça Sinimbu, no Centro de Maceió, foi implantada há um ano e oito meses em parceria com vários órgãos estaduais e municipais. Ele disse que é necessário essa articulação  para que uma unidade seja implantada em Arapiraca.


"Lá funciona a Delegacia da Mulher, o Juizado da Violência Doméstica, o Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública, Guarda Municipal, Patrulha Maria da Penha, apoio psicológico para as vítimas e uma brinquedoteca para as crianças que vivem nesse contexto de violência. Toda a rede de proteção está um só lugar ", afirmou Tutmes Airan.

A vereadora Dra. Fany informou que já fez a Indicação para a Câmara Municipal solicitando uma unidade da Casa da Mulher Alagoana em Arapiraca. O documento segue para a análise do Legislativo Municipal  ainda este mês. 

"Em Arapiraca, já funciona o Juizado e delegacia da Mulher, a Patrulha Maria da Penha e a Superintendência Municipal de Políticas Públicas para a Mulher. Se a gente conseguir agregar mais órgãos e funcionar todos em um só lugar com certeza diminuiria a burocracia e a mulher vítima desse tipo de crime iria se sentir mais acolhida", finalizou a vereadora.


Indicações e Projetos de Lei  voltados para a mulher 

Dra. Fany é médica por formação e especialista em Geriatria e Saúde da Família. Ela está no seu primeiro mandado como vereadora em Arapiraca e é a única mulher entre os 19 vereadores que compõem o Legislativo Municipal. 

Em 1,8 meses de mandato a vereadora  já teve Indicações e Projetos de Lei (PL) aprovados e outros ainda em tramitação nas comissões que visam fortalecer as políticas públicas voltadas para a mulher.

Veja alguns dos PL e Indicações : 

-Funcionamento ininterrupto da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Mulher de Arapiraca;

- Mutirão sobre a Lei Maria da Penha nas escolas;

- Programa de Incentivo ao Empreendedorismo da Mulher;

- Programa Flor Amarela";

-Título de Cidadã Honorária concedido às mulheres que contribuíam para o desenvolvimento local, incentivo ao esporte e à saúde;

- Implantação de uma unidade da Casa da Mulher Alagoano Nise da Silveira.