Agricultora colhe jerimum 'gigante' de 35 quilos em Limoeiro, no Agreste
O fruto, também chamado de abóbora, foi plantado em meio a uma safra de milho

Uma agricultora de 42 anos colheu um jerimum gigante no sábado (20), no Sítio Olho D’água, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco. Trabalhando na roça há mais de 25 anos, Vânia Barros contou ao g1 que ficou surpresa ao pesar o fruto e constatar que ele tinha 35,16 quilos .
"O normal de um jerimum é quatro, cinco, até 12 quilos. Aqui em Limoeiro, a gente não sabe de nenhum outro caso de um jerimum maior que esse", relatou a agricultora nesta segunda (22).
O fruto, também chamado de abóbora, foi plantado em meio a uma safra de milho. Vânia disse que trabalha no plantio de milho no terreno do Sítio Olho D’água há 11 anos, mas que é a primeira vez que planta jerimum neste local.
"É o primeiro ano que a gente planta um roçado grande. Então, a gente pagou para uma senhora, também agricultora, plantar. E ela tinha essa semente de jerimum que ela mesma não sabia que era desse tamanho. Sábado a gente foi lá e se surpreendeu com o tamanho dele", contou.
Vânia contou que já sabe o que fazer com as sementes do jerimum gigante. "Próximo ano, quando for a época de plantar o milho, plantaremos a semente desse que tiramos agora", disse, com esperança de conseguir mais exemplares de tamanho "avantajado".
No entanto, a agricultora disse que ainda não sabe se vai vender ou vai dividir o fruto com outras pessoas. "Se achar quem compre, a gente vai vender. Se não, a gente vai cortar e dividir aqui com a senhora que plantou e com alguns familiares", declarou.
No site do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), o quilo do jerimum é avaliado em aproximadamente R$ 3,50. De acordo com este valor, o preço do jerimum gigante seria de, pelo menos, R$ 122.
Pesquisas realizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Nordeste apontam que o peso médio de um jerimum é de 3 quilos.
Últimas notícias

Sesau assegura a transferência de mais um bebê cardiopata para realizar cirurgia em Recife

Mulher fica ferida ao ser atingida com capacete por companheira na Santa Lúcia

Programa de planejamento reprodutivo do Cria já inseriu mais de 1.350 DIUs em Alagoas

Ataque russo com drones em hospital militar e prédios deixa dois mortos e 30 feridos na Ucrânia

Corpo de jovem de 22 anos com marcas de tiros é encontrado por trás de shopping em Maceió

Homem é agredido por populares após ferir esposa com arma branca na Ponta Grossa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
