Tecnologia

Nasa divulga fotos incríveis de Júpiter pelas lentes de James Webb

Nos registros impressionantes, é possível observar detalhes do planeta gasoso, o maior do nosso Sistema Solar

Por Metrópoles 23/08/2022 10h10 - Atualizado em 23/08/2022 10h10
Nasa divulga fotos incríveis de Júpiter pelas lentes de James Webb
Planeta Júpiter - Foto: Nasa/Divulgação

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) divulgou, nesta segunda-feira (22/8), novas fotos de Júpiter. As imagens inéditas foram feitas pelo telescópio espacial James Webb, em órbita no espaço desde o ano passado.

Nos registros impressionantes, é possível observar detalhes do planeta gasoso, o maior do nosso Sistema Solar. Como marca registrada do globo, a enorme mancha vermelha — um furacão que perdura em Júpiter a pelo menos 300 anos — ficou em evidência.

Em fotografia mais distante, diversas luas do planeta são visíveis, além de luzes emitidas pelas auroras de Júpiter.

O astrônomo planetário Imke de Pater, professor da Universidade da Califórnia, festejou a realização do telescópio James Webb: “Nós realmente não esperávamos que fosse tão bom, para ser honesto”, disse.

Estreia em grande estilo

Em 12 de julho deste ano, a Nasa revelou as primeiras imagens do universo feitas por Webb. Os registros exibem diferentes partes do cosmos através das potentes lentes do objeto.

O telescópio espacial, que deverá complementar os registros do Hubble e custou US$ 10 bilhões, foi lançado ao espaço no ano passado. Cientistas de todo o mundo estão empolgados com as futuras descobertas do objeto.

Nebulosa planetária do Anel Sul