Brasil

Gênio? Menino de 4 anos viraliza ao identificar países só pelos mapas

Facilidade de Bernardo com a geografia impressionou diversas pessoas. No TikTok, o vídeo teve três milhões de visualizações em menos de 24h

Por Metrópoles 25/08/2022 08h08 - Atualizado em 25/08/2022 08h08
Gênio? Menino de 4 anos viraliza ao identificar países só pelos mapas
Menino de 4 anos viraliza ao identificar países só pelos mapas - Foto: Arquivo Pessoal

Rio de Janeiro – Com apenas 4 anos, o pequeno Bernardo viralizou no TikTok no último domingo (21/8), após adivinhar países apenas pelos formatos de seus mapas. Em menos de 24 horas, o vídeo feito pelos pais do menino bateu três milhões de visualizações e impressionou diversas pessoas.

Nos comentários, alguns brincam: “Nem se tivesse escrito eu saberia” ou “na idade dele, eu nem sabia que existiam outros países”. As imagens foram feitas enquanto Bernardo assistia ao quadro Pequenos Gênios, do programa Domingão do Huck, da TV Globo.

“Gravamos só para ver se ele ia acertar mesmo, não imaginamos que teria essa dimensão”, conta o pai, Rafael Lima, de 34, ao Metrópoles. Eles são moradores da capital do Rio.

“Investe nele”

Nas redes sociais, muitos apontaram para características de pessoas superdotadas, ou portadoras de altas habilidades, em Bernardo: “Investe nesse menino, ele tem grande potencial”, disseram.

A memória fotográfica é algo que a família começou a reparar quando ele tinha apenas dois anos de idade. “Ele grava tudo muito rápido. Às vezes, lembra de coisas que nem mesmo a gente se recorda”, explica Rafael.

“Uma vez, estávamos assistindo um programa de televisão e ele começou a falar os países. Minha esposa [Tamires] completou, falou um país da Europa, e ele disse ‘não, mamãe, eu só tô falando somente os países da América do Sul’. Ficamos assustados. ‘Você sabe quais são os países da América do Sul?’, perguntamos. Ele disse que sim e falou todos, com dois anos”.

De acordo com o pai da criança, os dons com os países começaram a ser notados no dia a dia. “Lembro que eu assistia UFC e ele ficava falando todos os países apenas pelas bandeiras. Nunca incentivamos isso nele, começou por conta própria”.

A facilidade de Bernardo com a geografia levou seus pais, Rafael e Tamires, a procurarem especialistas para avaliarem suas habilidades. “Os dois primeiros exames apontaram que sim, que ele tem as características de uma criança superdotada, mas ainda temos novas etapas”, afirma.

Sinais de altas habilidades

Para ter certeza da superdotação de uma criança, é necessário um laudo que comprove as altas habilidades. Para isso, é preciso fazer um teste, que costuma ser aplicado por um neuropsicólogo.

De acordo com Maria Fernanda Bravo, profissional da área, a avaliação da criança é de extrema importância, visto que o superdotado pode apresentar comportamentos que podem levar a confusão com transtornos como o do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o do Espectro Autista (TEA), entre outros.

“A criança superdotada, por algumas vezes, pode apresentar comportamentos de isolamento, dificuldade de interação, hiperatividade, ou se perder nos seus devaneios, ou dificuldade em aceitar críticas, resistência a figuras de autoridade, recusa em realizar atividades repetitivas e rotineiras, além de intensidade alta das emoções. Ela pode ser vista como uma criança TDAH ou TEA, por exemplo. O que não necessariamente é verdade. Mas também pode ser por outros fatores”, afirma a neuropsicóloga em entrevista ao Metrópoles.

Para a neurologista infantil Letícia Pereira, membro da Academia Brasileira de Neurologia, é importante que essa criança obtenha um laudo preciso para um melhor direcionamento e assistência: “Elas têm uma facilidade muito maior, às vezes, acabam se desinteressando pelo estudo pelo fato de aprenderem tudo rápido”, explica.

@bernardoflags Temos um pequeno gênio por aqui. 🙌🏻 #genio #pequenogenio #lucianohuck #domingãocomhuck #domingaocomhuck #altashabilidades #altashabilidadessuperdotação #superdotados #superdotação #inteligente #crianca #viral #foryou #fly ♬ som original - Bernardo flags