Tiririca é processado por Roberto Carlos após nova paródia em campanha
Os dois travam batalhas judiciais desde 2014 quando o candidato investiu em jingle com a música "O Portão"
O deputado federal e candidato à reeleição Tiririca (PL-SP) foi novamente processado pelo cantor Roberto Carlos por veicular uma paródia da música "O Portão" em horário eleitoral nas eleições 2022 .
O cantor entrou com processo no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). No processo, ele afirma que o candidato não foi autorizado a usar a música como jingle de campanha e pede R$ 50 mil de indenização, assim como a retirada do vídeo.
Os dois já travaram disputas judiciais em 2014, quando Tiririca adotou os versos da canção pela primeira vez. A propaganda política dizia: "Eu votei, de novo vou votar. Tiririca, Brasília é seu lugar". Em 2019, ele chegou a ser condenado, mas depois a decisão foi revertida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com a decisão do Corte, as paródias não esbarram na lei de direitos autorais.
Na nova campanha, o palhaço simula a interferência de um fã: "Tá falando o quê, você nem sabe o número dele". Tiririca então pede: "Respeita o rei" e diz sua numeração. O jingle faz uma referência a mudança de número do candidato nas urnas. Com a entrada de Eduardo Bolsonaro no PL, o humorista teve de ceder o que usava desde 2010.
A parte de Roberto Carlos no processo alega que o cantor “vem exercendo o direito de não se posicionar publicamente em apoio a qualquer político ou partido às vésperas da eleição. Entretanto, contra sua vontade, sua imagem vem sendo atrelada à campanha do réu”.
A defesa do cantor ainda argumenta que a paródia “induz os eleitores e o público em geral a erro, causando uma associação indevida entre Tiririca e Roberto Carlos, gerando danos à reputação do músico”.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
