Obra rara de autor alagoano será relançada no Festival de Música de Penedo
Uma relíquia preservada no acervo da Fundação Casa do Penedo chega ao público em geral no próximo mês de outubro, quando o Dicionário Musical do pesquisador penedense Isaac Newton de Barros Leite será relançado.
O livro “é uma das primeiras obras da teoria musical do Nordeste”, explica Marcos Moreira, professor e coordenador do Festival de Música de Penedo, sobre o trabalho que reúne cerca de 400 verbetes.
A reedição do Dicionário Musical e dos demais títulos do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) é viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ).
O livro original foi arrematado em leilão pelo fundador da Casa do Penedo, Francisco Alberto Sales, e manterá a grafia original do estudo publicado inicialmente em 1904, pela Tipografia Comercial, na capital alagoana.

Em 1908, um ano após o falecimento de Isaac Newton de Barros Leite, a segunda edição do Dicionário Musical foi lançada no Rio de Janeiro por iniciativa de Jacintho Ribeiro Santos, um dos pioneiros em editora gráfica e livraria no Brasil.
“Nós vamos relançar essa edição de 1908, obra que faz parte da série de livros que serão lançados durante o Festival de Música de Penedo”, informa Marcos Moreira sobre um dos pontos do evento que acontece entre os dias 19 e 22 de outubro.
Selo Cemupe
Além do Dicionário Musical, o Cemupe vai lançar Quilombo Lunga: as comunidades quilombolas do Lunga aos Bangas em Alagoas, do pesquisador Luiz Almeida.
O volume 2 da pesquisa Os Dobrados de Japiassú (estudos sobre a obra do maestro Aquino Costa Japiassú, pioneiro na inclusão de mulheres em bandas filarmônicas) também chega ao público, trabalho assinado por Marcos Moreira e João Paulo Lima da Cruz.

A publicação do Álbum de Armia é outra obra do Selo Cepume lançada em Penedo, obra do cantor, tenor e professor da Universidade Nova de Lisboa, Alberto Pacheco.
Harmonia para guitarras: um caminho pedagógico musical, de Ricardo Lopes, também será apresentado durante o festival que está com inscrição aberta para monitoria. Para se inscrever, clique neste link
O Festival de Música de Penedo é realizado pela Universidade Federal de Alagoas, através do Cemupe, junto com os governos estadual e municipal e patrocínio do Sebrae.

O evento tem ainda a parceria do Laboratório de Musicologia (Lamus), do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem), da Confederação Musical Portuguesa, da Arizon State University, da Miami University, da Republica Portuguesa, do Bureau de Comunicação Comunitária e Keka Rabelo Comunicação.
Para saber mais sobre o Festival de Música de Penedo, clique aqui.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
