Arapiraca

[Vídeo] Luciano Barbosa inaugura espaços voltados ao atendimento de mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade

São dois Centros de Referência voltados ao atendimento das famílias da comunidade e das mulheres vítima de violência

Por 7Segundos 14/09/2022 18h06 - Atualizado em 15/09/2022 15h03
[Vídeo] Luciano Barbosa inaugura espaços voltados ao atendimento de mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade
Inauguração dos prédios do Cras e do Cramsv de Canafístula - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Na tarde desta quarta-feira (14) o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, inaugurou mais dois importantes prédios públicos, desta vez no Bairro Canafístula. Trata-se do novo prédio do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e do Cramsv (Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência).

Tratam-se de dois instrumentoss que prestam um serviço de muita importância para a comunidade. O Cras tem a função de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais através do desenvolvimento de políticas que fortalecem os vínculos familiares e da comunidade, favorecendo o acesso aos programas sociais implementados pelo município.

Prédio do Cras em Canafístula. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Já o Cramsv atua como um ponto de referência para o acolhimento das mulheres vítimas de violência doméstica. Aparelhado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e profissionais da área jurídica, o Cramsv funciona como um importante instrumento de política pública, uma espécie de porta de entrada para que a mulher vítima de violência possa ser amparada e fortalecida com o apoio psicológico e jurídico necessários.

Sede do Cramsv de Canafístula. Foto: Giovanin Luiz-7Segundos

A solenidade contou com a participação da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, da secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca, do secretário municipal de Infraestrutura, Roany Izidoro, do secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington de Magalhães, além do vereador Adriano Targino e de moradores da comunidade.

Os dois espaços públicos podem atender a 5.540 famílias e 700 mulheres em situação de violência. A pintura dos prédios ficou a cargo da artista plástica Preysla Savana, que deu um tom humanista aos dois prédios.

Prédios foram pintados com tons humanistas. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos  

O prédio da unidade do Cras da Canafístula recebeu o nome da psicóloga Graziela Sávia, filha do casal Sávio Rodrigues (Professor Sávio) e Graça Rodrigues. Bastante emocionados, os pais de Graziela falaram sobre a homenagem, destacando a dedicação da filha, que mesmo enfrentando um câncer, permaneceu trabalhando e dedicando sua vida ao exercício de sua profissão como servidora pública municipal.

“Ela permaneceu fiel à sua profissão e ao seu trabalho mesmo com a saúde fragilizada e isso nos dá muita emoção em ver agora esse prédio recebendo o nome de nossa querida filha”, disse o professor Sávio, pai de Graziela.

O prefeito Luciano Barbosa também enalteceu o trabalho de Graziela Sávia afirmando que a sua dedicação enquanto permaneceu prestando seus serviços para o município engrandece a importância do trabalho dos profissionais que irão compor o novo Cras.

“Mesmo doente, a Graziela não se intimidou e enquanto pôde, prestou com extrema dedicação os seus serviços com psicóloga do município, sempre prestativa e disposta a ajudar”, disse o prefeito.

Na solenidade houve também a entrega de kits enxoval para mães cadastradas no Programa Criança Feliz, implantado pelo município.

Entrega dos kits enxoval do Programa Criança Feliz.Foto: Giovanni Luiz-7Segundos 


No final, integrantes do grupo de Pastoril Estrela Renascente, do Bairro Canafístula, se apresentaram, ao público.

Pastoril Estrela Renascente, da Canafístula. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos 

Assista ao vídeo da inauguração dos dois novos prédios do Cras e do Cramsv: