Eleições 2022

[Áudios] Candidato é investigado em Campo Alegre por prometer terrenos em troca de votos

Promotoria fez diligências em Campo Alegre e colheu depoimentos e áudios de eleitores que comprovariam crime

Por 7Segundos 25/09/2022 15h03 - Atualizado em 25/09/2022 15h03
[Áudios] Candidato é investigado em Campo Alegre por prometer terrenos em troca de votos
Material colhido durante diligência da promotoria de Campo Alegre - Foto: Cortesia

A Promotoria da 47ª Zona Eleitoral de Campo Alegre está investigando caso que pode configurar compra de voto para o candidato a deputado estadual Cícero Valentim (Republicanos). O promotor eleitoral Andreson Chaves afirmou para o 7Segundos que eleitores estavam sendo captados com a promessa de que receberiam terrenos, caso o candidato consiga uma das vagas para a Assembleia Legislativa do Estado.

"Os eleitores recebiam uma espécie de caderno, com o nome deles escrito na capa, e no interior havia tipo um contrato em branco. Com isso, os eleitores acabam vinculando o voto à expectativa de receber um terreno após o resultado da eleição. Por hora, os dados colhidos já demonstram ilícito eleitoral", declarou.

As investigações tiveram início após o recebimento de denúncia anônima e, após apuração inicial, o promotor fez diligências com o apoio da Guarda Municipal, em que conseguiu um caderno, que traz na capa a inscrição "Escritura Particular de Imóvel", junto com material de propaganda de uma imobiliária e de santinhos do candidato Cícero Valentim, que estavam com um eleitor, que foi ouvido por Andresson Chaves. O eleitor confirmou que havia entregue documentos dele e do filho em troca da promessa de um terreno.

Outra prova do ilícito seria a troca de mensagens de áudio entre outra eleitoral e uma das agenciadoras da campanha de Cícero Valentim. A reportagem teve acesso aos áudios - que podem ser ouvidos no final da matéria - em que a eleitora afirma claramente ter recebido a proposta do candidato, com o objetivo de receber o terreno:

"Eu falei com Cícero Valetim e ele passou seu contato para mim. Ele vai dar uns terrenos aqui em Campo Alegre e ele me passou seu contato (...). Eu queria informações sobre os terrenos (...) e onde te encontrar para passar meus dados para você", afirma a eleitora em áudio trocado com uma das agenciadoras. Ela afirma ainda que tem a família grande: "Tenho muitos votos para ele".

A agenciadora com quem ela fala passa o endereço da própria casa e explica quais são os documentos necessários para supostamente receber o terreno, incluindo o número do título de eleitor. "Os terrenos vão ser aqui em Campo Alegre e na Chã da Imbira", responde, tirando uma dúvida da eleitora.

Andreson Chaves ouviu duas agenciadoras, incluindo a que fala no áudio. "A princípio, elas negaram tudo, mas após serem confrontadas com os áudios, não tiveram mais como negar e confirmaram a promessa da doação dos terrenos", declarou.

O material colhido será encaminhado à Procuradoria da República, que tem competência para propor ação de captação ilegal de sufrágio no Tribunal Regional Eleitoral, e também para a abertura de inquérito criminal junto à Polícia Federal.

A reportagem entrou em contato com o candidato Cícero Valetin na manhã deste domingo (25), por telefone e pelo WhatsApp, até o fechamento da matéria, mas não obteve resposta. O 7Segundos garante ao político a atualização desta matéria com nota ou declarações dele, se ele decidir se pronunciar sobre o assunto.

Áudios

Eleitora afirma que candidato teria prometido terreno em troca de voto
Eleitora diz que tem muitos votos na família para candidato
Agenciadora explica quais documentos eleitora deve entregar
Agenciadora afirma que terrenos ficam na cidade de Campo Alegre e em Chã da Imbira