Mundo

Menino acha 'minhoca' gigante de 1 m e surpreende com pedido à família

"Tentei convencer meu pai a guardá-la em um saco plástico, mas ele não gostou muito dessa ideia

Por UOL 29/09/2022 10h10
Menino acha 'minhoca' gigante de 1 m e surpreende com pedido à família
Garoto de 9 anos encontrou o que acha ser uma minhoca gigante no quintal da casa, na Nova Zelândia - Foto: Reprodução/RNZ

Um garoto de 9 anos encontrou um verme gigante no quintal da própria casa em Christchurch, na Nova Zelândia. Barnaby Domigan contou à emissora local RNZ, que tentou ficar com o bicho, mas a família não concordou. Acredita-se que o bicho seja uma minhoca, com ao menos um metro de comprimento.

"Tentei convencer meu pai a guardá-la em um saco plástico, mas ele não gostou muito dessa ideia. Acho que é porque os adultos não gostam muito de ter minhocas gigantes em suas casas. Se eu fosse adulto, eu permitiria", disse Barnaby.

"Eu pensei nisso como uma descoberta incrível e não podia acreditar no que estava vendo", acrescentou ele.

Barnaby encontrou a minhoca próximo a um leito de um rio que ainda tinha um pouco de água. Ele disse que sabia que o animal era uma minhoca por causa do formato. No entanto, se surpreendeu com o tamanho dela.

"Ela era viscosa, mole e coisas assim", relatou ele. Segundo a família, a minhoca até ganhou um nome: Dead Fred (Fred Morto, em tradução livre).

A mãe dele, Jo, contou que o animal já estava morto quando o filho a encontrou. "Estava meio que boiando na beira da água. Ele enfiou o graveto e o puxou para cima e então meu marido tirou a foto", disse ela, que não estava em casa no momento da "descoberta".

Jo ainda relatou que quando o filho retornou outro dia para olhar o animal, Dead Fred já tinha sumido. Ela afirmou que acredita que tenha ido embora flutuando na água. 

Na Nova Zelândia existem diversas espécies de minhocas que podem crescer mais de 30 centímetros de comprimento. A maior de todas, conhecida como minhoca do norte Auckland (Spenceriella gigantean), pode crescer mais de um metro.

Ao site local Stuff, John Marris, da Universidade de Lincoln, na Nova Zelândia, disse que estes animais podem ser encontrados em áreas que não há tanta perturbação humana, como em florestas. Encontrá-las em ambientes domésticos, portanto, é algo raro. "Existem algumas minhocas nativas muito grandes - um metro [de comprimento] não está além das fronteiras da razão", disse ele. 

No entanto, para identificar a espécie encontrada por Barnaby, seria necessário um estudo minucioso, uma vez que o país tem 171 espécies nativas de minhocas, informou Marris.