Eleições 2022: Padre Kelmon vira alvo de memes após debate da Globo
Apontado como cabo eleitoral de Bolsonaro por outros presidenciáveis, Kelmon protagonizou cochichos com o presidente e motivou embates
As redes sociais foram tomadas por memes e menções à atuação de Padre Kelmon (PTB), candidato à presidência da República, no debate promovido pela TV Globo na noite de quinta-feira (29/9).
Filiado ao PTB, Kelmon substitui Roberto Jefferson na chapa que concorre ao Planalto.
Jefferson teve candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Apontado como cabo eleitoral de Jair Bolsonaro (PL) por outros candidatos, Kelmon protagonizou cochichos com o presidente e motivou diversos embates com outros adversários, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Soraya Thronicke (União Brasil), repetindo a fórmula do debate promovido pelo SBT no último sábado (24/9).
“Padre de festa junina”
Apesar de afirmar ser sacerdote da Igreja Ortodoxa do Brasil, Kelmon não é reconhecido oficialmente como integrante da instituição. A situação foi usada pelos candidatos para atacar o postulante no confronto.
“O senhor é um padre de festa junina”, apontou Soraya Thronicke. A candidata também perguntou se Kelmon “tem medo de ir para o inferno”. Em outro momento, Lula chegou a dizer que o sacerdote estava “fantasiado” de padre.
Após a fala de Soraya, usuários encontraram publicações antigas nas redes sociais de padre Kelmon, em que o sacerdote aparece usando trajes de festa junina. “Viva São João”, escreveu Kelmon na publicação.
“Candidato padre”
Em outro momento do debate, Soraya é questionada sobre qual adversário convidará para a próxima rodada de perguntas. Ela erra o nome do oponente e responde: “Padre Kelson”. O postulante a corrige, mas ela não entende e erra novamente: “Kelvin?”. Depois, Soraya desiste e decide chamá-lo de “candidato padre”.
Confronto com Lula
As discussões de Kelmon e Lula também viraram motivo de piada. O padre foi repreendido diversas vezes pelo jornalista William Bonner, apresentador do debate, por não respeitar as regras e interromper os oponentes durante seus discursos.
“Candidato laranja não tem respeito por regra”, afirmou Lula durante o confronto. Em outro momento, a emissora cortou o microfone de Lula e Kelmon para exigir que o sacerdote respeitasse a fala do oponente.
“Padre Kelmon, o senhor realmente decidiu instituir uma nova regra neste debate. O senhor poderia olhar para mim, respeitosamente. O senhor instituiu uma nova regra neste debate, ela não existia. Pedi ao senhor diversas vezes. Vou pedir apenas que o senhor aguarde a conclusão da fala do seu oponente”, disse Bonner.
"Não deu extrema unção
— Jéferfon Menezes (@JefinhoMenes) September 30, 2022
...porque o senhor é um padre de festa junina" pic.twitter.com/g8MsxVNkx1
“O senhor não tem medo de ir para o inferno não?” #Eleicoes2022 pic.twitter.com/v6TbJbL1xo
— Tracklist (@tracklist) September 30, 2022
É para rir muito.
— Sérgio A J Barretto (@SergioAJBarrett) September 30, 2022
"Padre Kelson. Kelvin? Padre" pic.twitter.com/QEyDzajBpp
Padre Kelmon (PTB) e Lula (PT) protagonizam discussão e Bonner intervém.
— Metrópoles (@Metropoles) September 30, 2022
Ao fim do embate, candidato Jair Bolsonaro (PL) pediu direito de resposta. “Ele sequer foi citado nominalmente”, respondeu o mediador ao negar o pedido. pic.twitter.com/aeK4xnNQiH