[Vídeo] OAB vai acionar Conselho de Segurança e Corregedoria da Seris contra diretor do Presídio do Agreste
Segundo Polícia Penal, advogados teriam tentado subornar direção da unidade prisional
A Seccional Alagoas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai acionar o Conselho Estadual de Segurança, e outros órgãos em defesa dos advogados da Comissão de Direitos Humanos contra o diretor o Presídio do Agreste, Rodrigo de Lima e Silva.
Os advogados afirmam terem sofrido com tratamento truculento, desrespeitoso e sido alvo de injúria e ameaça por parte do diretor do presídio enquanto tentavam tratar de um caso de violação dos direitos humanos dentro da unidade prisional. Eles receberam apoio de outros advogados de Arapiraca e do presidente da OAB no município, que gravaram um vídeo na frente da Central de Polícia, em apoio aos membros da comissão.
O 7Segundos esteve na Central de Polícia e tentou entrevistar Rodrigo de Lima sobre o caso, mas ele se limitou a negar todas as acusações e disse que se manifestaria por meio de nota. A Polícia Penal emitiu uma declaração, que pode ser lida no decorrer da matéria.
Nesta sexta, a OAB/AL emitiu uma nota informando que o caso será levado ao Conselho Estadual de Segurança, ao Ministério Público Estadual, a Corregedoria da Secretaria de Ressocialização, à Comissão Nacional de Defesa dos Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB e o Conselho Nacional de Direitos Humanos. Na nota, a entidade afirma que os policiais penais envolvidos serão representados civil e criminalmente.
Entenda o caso
Na tarde de quinta-feira, os advogados Roberto Barbosa de Moura, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL; e Thiago Rodrigo de Oliveira Silva, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Arapiraca, para atender um cliente e também a demandas da comissão, entre elas a de um reeducando que faz uso de bolsa de colostomia, que teria sido atingido por uma bala de borracha disparada por um policial penal e que está sem acesso à medicação necessária para seu tratamento de saúde.
O caso, que é tratado como tortura, pela Comissão, já havia sido denunciado à imprensa há algumas semanas e, os advogados foram tratar sobre a situação com o diretor do presídio, Rodrigo de Lima e Silva.
A partir desse encontro, os advogados e o diretor do presídio apresentam versões diferentes sobre o ocorrido. Conforme o termo de declarações do Boletim de Ocorrência feito pelos advogados, eles sofreram tentativas de intimidação por parte de Rodrigo de Lima, que classificou o trabalho da Comissão de Direitos Humanos da OAB de "medíocre, irresponsável, infantil". O diretor do presídio teria dito ainda que o trabalho dos advogados seria "pirotecnia" e disse ainda que "Irei fazer de tudo para atrapalhar e prejudicar o trabalho de vocês e da Comissão, tudo que estiver ao meu alcance, pode ter certeza".
De acordo com o documento que o 7Segundos teve acesso, o diretor do presídio teria afirmado que se fosse ele o policial penal que atirou contra o preso provisório que faz uso de bolsa de colostomia "teria dado mais tiros, teria dado era uns trinta", e também fez ameaças aos advogados: "E se eu chegasse aqui e dissesse que vocês estão me subornando? E se eu chegasse aqui e dissesse que vocês estão me desacatando?", teria declarado.
Já a versão de Rodrigo de Lima, também registrada em boletim de ocorrência foi a de que o advogado Roberto Barbosa teria tentado suborná-lo para que um cliente dele - um reeducando preso por tráfico de drogas - dosse liberado para fazer exames médicos, conforme comunicado emitido pela Polícia Penal sobre o caso:
"Logo após ter pedido, fora do padrão, negado, Roberto Barbosa perguntou o valor que Rodrigo queria para dar vantagens e tratamento diferenciado para seu cliente. Após a negativa de suborno por parte do policial penal, iniciou uma discussão, visto que o advoghado se negou a sair da unidade e, em tom de ameaça, disse ser da OAB e fazer parte da Comissão de Direitos Humanos da instituição", declarou a Polícia Penal.
Após a confusão no presídio, tanto o diretor como os advogados - que acionaram a Comissão das Prerrogativas e o presidente da OAB/Arapiraca, Daniel Macedo - se dirigiram para a Central de Polícia para registrar boletins de ocorrência a respeito dos fatos.
Últimas notícias
Incêndio atinge box no Truckzone e mobiliza bombeiros em Maceió
Programa Celular Seguro orienta população e divulga lista de aparelhos recuperados
Polícia prende homem com maconha e cocaína em Maceió
Polícia Civil recupera celular furtado na orla de Pajuçara
Polícia Civil investiga morte de empresário encontrado dentro de carro na Praia da Sereia
Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
