Saúde

[Vídeo] Cirurgião cardiovascular fala sobre os problemas de saúde causados pela obesidade

A obesidade pode ter diversas causas, dentre as quais, alimentação inadequada e sedentarismo

Por 7Segundos 15/10/2022 07h07 - Atualizado em 18/10/2022 18h06
[Vídeo] Cirurgião cardiovascular fala sobre os problemas de saúde causados pela obesidade
Cirurgião Cardiovascular Sérgio Francisco fala sobre obesidade ao Portal7Segundos - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Obesidade é um problema que atinge mais de 50% da população brasileira. Quase seis em cada dez brasileiros em 2021, o equivalente a 57,25% da população, eram considerados obesos, segundo dados divulgados pela Agência Brasil, do Governo Federal. O índice representou uma oscilação negativa pequena em relação ao ano anterior, quando ficou em 57,5%. Antes da pandemia, em 2019, a taxa era um pouco menor: 55,4%.

A obesidade pode ter diversas causas, dentre as quais, alimentação inadequada e sedentarismo. Em entrevista ao Portal7Segundos, o cirurgião cardiovascular Sérgio Francisco explicou que a obesidade é caracterizada quando há um desequilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia pelo nosso organismo.

O Dr. Sérgio Francisco tem um canal nas redes sociais que leva informações e orientações médicas sobre obesidade e outros assuntos relacionados à saúde chamado @cafécomcardio.   

“Quando há um acúmulo maior de alimentos e baixa atividade energética, a tendência é que haja um acúmulo de gordura em nosso corpo”, explicou o Dr. Sérgio Francisco em entrevista gravada na semana de prevenção à obesidade. Assista a entrevista no completa no vídeo abaixo: