Saúde

Novembro inicia em Arapiraca com campanha pela saúde do homem e de bebês prematuros

Unidades de saúde iniciam trabalho de prevenção de doenças do homem e o município tem o Espaço Nascer para gestantes de alto risco e bebês prematuros

Por 7Segundos 01/11/2022 12h12 - Atualizado em 01/11/2022 12h12
Novembro inicia em Arapiraca com campanha pela saúde do homem e de bebês prematuros
Luciano Barbosa recebe placa em alusão ao Novembro Azul pela Prefeitura de Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

Na abertura das campanhas do Novembro Azul, pela prevenção das doenças do homem, e do Novembro Roxo, em alusão aos bebês que nascem prematuros, o prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa ressaltou, na manhã desta terça-feira (1º/10), no Hall do Centro Administrativo, que Arapiraca está preparada para alertar e realizar exames à população masculina e dos cuidados necessários aos bebês que nascem prematuros no município.

“É uma campanha extremamente importante porque informa e alerta a população masculina a cuidar da saúde, de doenças como a diabetes e, em especial, a realizar o exame do câncer de próstata. Para reforçar esta prevenção estamos com todos as Unidades Básicas de Saúde abertas e com profissionais preparados para atender os homens em todas as regiões do município”, afirmou Luciano Barbosa.

O prefeito estava usando na camisa branca os laços azul e roxo pela adesão às campanhas de novembro e recebeu uma placa em homenagem as ações pela campanha do Novembro Azul, que alerta para as doenças do homem como diabetes e, principalmente, a incidência do câncer de próstata.

O prefeito de Arapiraca também destacou o trabalho realizado pelo município para acompanhar os bebês que nascem prematuros nos hospitais da cidade e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém o Espaço Nascer, no bairro Alto do Cruzeiro, para acompanhar os bebês até os dois anos de vida e as mulheres com gestação de alto risco.

“É outra atenção muito importante que o município realiza para que possamos contribuir com a saúde do bebê e detectar possíveis doenças que, porventura, o recém-nascido possa ter e possamos ajudá-lo na prevenção e no tratamento de alguma doença”, frisou Luciano Barbosa.

Profissionais de saúde de uma universidade de Arapiraca realizou exames de glicemia e aferição de pressão arterial para os homens presentes na abertura das campanhas do Novembro Azul e do Novembro Roxo, na Prefeitura de Arapiraca.

Na solenidade, os vereadores Márcio do Canaã e Vicente dos Remédios representaram a Câmara Municipal de Arapiraca, a secretária de Saúde, Luciana Fonseca, representou as coordenadoras de programas à saúde, além da presença de outros secretários municipais e os servidores públicos ao evento.