Exposição com obras infantis marca aniversário de Arapiraca
Material foi produzido pela crianças da escola Quintal Livre
“Arapiraca sob o olhar das crianças”. Com essa temática, o “Quintal Livre - Escola da Infância” está realizando uma exposição em comemoração aos 98 anos de emancipação política da cidade, ocorrida no último dia 30 de outubro.
De acordo com a idealizadora do Quintal Livre, Priscila Kelly, as experiências das crianças foram realizadas no próprio espaço da instituição e em visitas a pontos de interesse cultural da cidade, como a árvore símbolo de Arapiraca e a Concatedral, que foram reproduzidas com elementos da natureza local.
“O principal objetivo era relacionar as experiências diárias deles com a cidade, através da alimentação que é típica, e com elementos da natureza e artes locais”, explicou.
O tema central, segundo a coordenadora pedagógica do Quintal, Karina Lucena, não tem o propósito de “contar a história” da cidade de forma tradicional e cronológica.
“A intenção foi de um imersão cultural, pois a criança tem a necessidade de aprender através de algo mais realista e vivencial. De fato, o que fizemos em todo o processo até a culminância da exposição foi permitir que as crianças experimentassem Arapiraca”, disse Lucena.
A Escola
O Quintal Livre foi inaugurado em 2020 trazendo uma proposta inovadora e pioneira para Arapiraca, com inspirações em abordagens europeias, como a abordagem Pikler, um modelo de creche criada pela pediatra húngara Emmi Pikler e que se tornou referência na educação infantil mundial, sendo atualmente referência em Alagoas.
“Também nos inspiramos em referências italianas da cidade de Reggio Emília, onde as escolas Infantis ensinam através das vivências artísticas. Felizmente conquistamos a confiança de muitas famílias e já estamos ampliando nosso trabalho para outros grupos etários”, contou Kelly.
“O método de ensino traduz a expectativa de muitas famílias, que querem aproximar seus filhos de uma educação positiva, mais alinhada com as descobertas próprias da idade, o respeito e a gentileza, considerando a criança como sujeito de direitos e acreditando na potência que existe dentro de cada criança. Priorizamos o contato com a natureza, evitando o uso da tecnologia e de eletrônicos, proporcionando momentos de uma infância raiz. Felizmente já temos até lista de espera para o ano seguinte”, comemorou a empresária.
No Quintal Livre, as turmas vão da creche até a pré-escola e todas tem nome de pássaros: Bem-te-vi, Beija-Flor, Quero-Quero e Andorinhas. Ano que vem, com a ampliação, as crianças já escolheram a nova turma: Pica- Pau.
Convite
A Exposição com alusão a Arapiraca acontece esse ano em dois momentos. No sábado para as famílias e crianças da casa e no domingo, pela manhã, com a ida de convidados e público interessado em conhecer o local. “Muita gente tem demonstrado interesse em visitar nosso espaço. Esse é o momento que achamos ideal para esse encontro”, acrescentou Priscila.
A Exposição é composta de obras de arte e trabalhos feitas pelas crianças com apoio e incentivo dos professores e equipe de apoio. A visitação no domingo será aberta e guiada pela equipe da Escola. Todo o acervo pertence às crianças. “Estamos muito felizes em poder receber a comunidade e nossas famílias para esse momento de festa e de muita comemoração”, finalizou.