[Vídeo] Dança criada por cangaceiros é reverenciada na 1ª Mostra de Xaxado, neste domingo (6), em Arapiraca
Evento, que acontece no Sesc Arapiraca, marca encontro de grupos de cidades alagoanas
Para muitos nordestinos, xote, xaxado e baião não passam de ritmos semelhantes ao forró que foram popularizados por Luiz Gonzaga. Mesmo sendo menos popular que as quadrilhas juninas - mas tão belas quanto - o xaxado busca conquistar mais espaço de público e é por isso que o grupo Xaxado Nação Cangaço promove, com apoio público, a 1ª Mostra de Xaxado.
O evento acontece neste domingo (06), no Sesc Arapiraca, a partir das 16h. A entrada é 1kg de alimento não perecível, será destinada à Associação Comunitária do Bairro Santa Edwiges. Além do grupo que está promovendo o evento, também irão se apresentar Xaxado Cabroar, Xaxado Coração Nordestino, Xaxado Os Bandoleiros do Anel, Xaxado na Pisada de Lampião e Xaxado Carcará.
O xaxado foi difundido como uma dança de guerra e entretenimento pelos cangaceiros, notoriamente do bando de Lampião, no início dos anos 1920, em Vila Bela, atual Serra Talhada, em Pernambuco. Na época, tornou-se popular em todos os bandos de cangaceiros espalhados pelos sertões nordestinos.
Para saber mais detalhes sobre o evento, o 7Segundos entrevistou o coordenador do grupo Xaxado Nação Cangaço, Eduardo Kellvy Rodrigues, que falou sobre a história, a importância do ritmo e da dança na cultura popular nordestina e sobre o evento deste domingo. Confira:
Vídeo
Serviço:
O que: 1ª Mostra de Xaxado em Arapiraca
Onde: Ginásio do Sesc Arapiraca
Quando: Domingo, 6 de novembro
Horário: 16 horas
Entrada: 1 kg de alimento não perecível