Justiça acata pedido do Ministério Público sobre implantação da Guarda Civil Municipal de Arapiraca
A Secretaria da Ordem Pública foi criada em abril deste ano com vistas para a implantação da Guarda Municipal
A novela sobre a criação da Guarda Civil Municipal de Arapiraca ganhou um novo capítulo. Mesmo após a prefeitura ter sinalizado que em breve a instituição seria de fato colocada em prática, a Justiça acatou pedido do Ministério Público de Alagoas (MPE/AL) e determinou que seja iniciado trâmite para o concurso público no prazo máximo de 60 dias.
De acordo com o promotor de Justiça Rogério Paranhos, a guarda municipal de Arapiraca foi criada por uma lei complementar sancionada em 2020, pelo então prefeito Rogério Teófilo. Entretanto, a legislação nunca foi colocada em prática.
Ainda segundo Paranhos, o MPE emitiu recomendações sobre o tema que não foram atendidas pelo município. Deste modo, uma ação civil pública foi ingressada contra a prefeitura.
“O MP vem lutando pela criação da guarda municipal em Arapiraca. Fizemos solicitações ao Município, o que levou à aprovação da lei complementar em 2020. Entendendo que houve uma demora excessiva para a realização do concurso, ingressamos com uma ação civil pública no início de 2022. Comprovamos que o Município não cumpriu a lei. Então, entramos com o nosso pedido, que foi atendido integralmente pela Justiça, determinando medidas para que se cumpra o concurso”, explica o promotor.
A sentença, prolatada pelo juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos, da 4ª Vara Cível de Arapiraca, favorável ao Ministério Público foi publicada nesta segunda-feira (7) e, as determinações devem ser cumpridas em um prazo de 60 dias, sob pena de multa diária de R$500, limitada ao valor de R$20 mil.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca reforçou a Secretaria Municipal da Ordem Pública, que tem a frente o coronel Ênio Bolivar, foi criada em abril deste ano já com vistas para a implantação da Guarda Civil Municipal.
Últimas notícias
Homem imobiliza e desarma um dos atiradores em ataque em praia da Austrália
Autor de homicídio contra o próprio avô é preso por assassinar outro homem em Girau do Ponciano
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Comerciante de Craíbas está desaparecido há quatro dias
Justiça confirma competência do Estado sobre totens de segurança
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
